Secretários da SDE participam de Missão Empresarial e Governamental a Israel

1 de setembro de 2023 - 11:15 # # #

Ascom SDE Foto: Unsplash

O objetivo é buscar de inovação e parcerias

Os secretários executivos do Agronegócio e de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Sílvio Carlos e Fábio Feijó, embarcaram na noite de quinta-feira (31) para Israel, com o objetivo de conhecer o ecossistema do país e visitar empresas que superaram desafios a partir da inovação tecnológica. Participam da missão vários empresários, autoridades governamentais, prefeitos e líderes das universidades cearenses.

“Esse grupo envolve representantes da academia, empresários e do setor público para conhecer experiências de Israel nos segmentos de recursos hídricos, agronegócio e da indústria. Assim podemos trazer alguns projetos e ideias para implementar no estado do Ceará. E esse é o momento oportuno pra gente buscar essas inovações e boas ideias”, afirmou Silvio Carlos, secretário executivo do Agronegócio da SDE.

A programação é voltada para cases de sucesso de empresas israelenses que atuam nos segmentos industrial e agropecuário, com foco na inovação. Durante dez dias, os 24 integrantes da missão serão acompanhados pelos professores doutores israelenses: Raphael Bar-El, Dafna Swartz e David Bentonlila. Na programação, estão agendadas visitas técnicas à Associação de Indústrias, ao Instituto Robert H. Smith de Ciências Vegetais e Genética na Agricultura, ao Centro Icor, dentre outras empresas e instituições.

“Israel é muito parecido com o estado do Ceará na questão das dificuldades do clima, lá tem deserto e aqui o semiárido, e a quantidade da população também é semelhante. E nós vamos ver alguns exemplos de boas práticas e observar o que os israelenses estão desenvolvendo e, assim, poder avaliar e trazer boas oportunidades de negócios para o Estado do Ceará”, disse o executivo de Comércio, Serviços e Inovação da SDE, Fábio Feijó.

“Israel é um país que mostra o farol daquilo que nós gostaríamos de ser enquanto nação. Investiu fortemente em inovação e, com isso, transformou a matriz econômica do país”, contextualiza Carlos Matos, CEO da Trainer DG, empresa organizadora da missão.

Saiba mais

Integram o grupo os empresários Bruno Girão, sócio e CEO da Alvoar, e David Girão, diretor da mesma empresa; Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec); Fábio Régis, sócio e CEO do Sítio Barreiras; Marcos Lima, CEO da Integral Mix; Francisco Baltazar, fruticultor; Raimundo César, presidente da Federação das Associações de Produtores do Perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi (Fapija); Airton Júnior, CEO do Grupo Distrimédia; Daniel Busgaid, CEO da DB Guindastes; José Climar Andrade, sócio e diretor do Êxito Supermercados.

Representando a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Sampaio Filho, diretor de Inovação, e Marcos Soares, presidente do CIC. O deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) representará a Assembleia Legislativa.

Além dos executivos da SDE, também participa pelo Governo do Ceará o presidente da Funcap, Raimundo Costa Filho. Já as instituições acadêmicas serão representadas pela vice-reitora da Universidade Federal do Ceará, doutora Diana Azevedo, e pelo vice-reitor do IFCE, professor Ivan Holanda.