Secretário do Desenvolvimento Econômico participa de reunião para definir programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para 2024

23 de agosto de 2023 - 16:24 # # # # #

Recursos de R$ 37,8 bilhões serão destinados ao fomento de atividades produtivas visando estimular o desenvolvimento regional

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, em uma reunião estratégica que apresentou a programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para o ano de 2024. A aplicação dos recursos busca impulsionar o desenvolvimento regional através do financiamento de atividades produtivas em todos os setores da economia.

O FNE de 2024 contará com um montante de R$ 37,8 bilhões, um aumento de R$ 3,2 bilhões (9,25%) em relação ao montante inicialmente previsto (R$ 34,6 bilhões). Os detalhes da programação do FNE 2024 foram apresentados em uma reunião realizada na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, que contou com a presença de representantes dos órgãos administradores do fundo constitucional, incluindo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o próprio Banco do Nordeste.A programação do FNE para o próximo ano envolve a definição de metas e prioridades de investimento, bem como a alocação criteriosa dos recursos disponíveis. Diversos aspectos são considerados nesse processo, incluindo as demandas e necessidades da região, políticas públicas em vigor, setores produtivos estratégicos e oportunidades de negócios.

O secretário Salmito ressaltou a importância desse momento para a região Nordeste e para o estado do Ceará em particular. Ele expressou sua honra em participar da construção desse processo. “Trabalhando sob a liderança do Governador Elmano de Freitas vamos fomentar oportunidades sustentáveis de desenvolvimento econômico para o Ceará,” afirmou o titular da SDE.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, destacou que os investimentos do FNE refletem o compromisso com o desenvolvimento da região Nordeste. “Os investimentos estão em crescimento e estão alinhados com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), delineado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene)”, acrescentou o presidente do BNB.

As deliberações para a programação final do FNE 2024 continuam com reuniões de trabalho agendadas para o próximo mês de setembro. Essas reuniões se basearão em estudos e análises econômicas, indicadores sociais, econômicos e ambientais da área de atuação do Banco do Nordeste. Setores como indústrias, agricultura, comércio, serviços e turismo serão envolvidos, assim como representantes dos governos estaduais e o Consórcio Nordeste nos 11 estados abrangidos pela atuação do Banco.