Governo do Ceará, por meio da SDE, participa da Labace, uma das maiores feiras do mercado de aviação, em São Paulo

11 de agosto de 2023 - 18:02 # # # # # # #

Ascom SDE

Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, participou da Labace 2023, uma das maiores feiras de aviação da América Latina, realizada no aeroporto de Congonhas, São Paulo.

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, acompanhado dos executivos de Inovação, Fábio Feijó, e da Indústria, Joaquim Rolim, cumpriram uma extensa agenda institucional durante a Labace. As reuniões foram articuladas pela Associação Brasileira de Evtol (Abraevtol), associação dedicada ao desenvolvimento e promoção da tecnologia Evtol, veículos elétricos de decolagem e pouso vertical.

Os secretários conversaram com empresas que desenvolvem projetos para produção de Evtols e organismos que podem ajudar a tornar o Estado do Ceará destaque na produção dos veículos voadores. “Essa iniciativa do governador Elmano de Freitas junto com o ex-governador e atual ministro da Educação Camilo Santana, de termos a possibilidade de abrir um Campus do ITA no Estado do Ceará tem uma relevância estratégica. Com isso nós podemos criar uma ambiência para empresas que fabricam ou fornecem manutenção de aeronaves. Também estamos dialogando com organismos como ANAC, ITA, Associações e com uma empresa que pretende instalar uma fábrica no Brasil de Evtols, que nós vamos tentar levar para o Ceará. Já apresentamos todas as nossas vantagens competitivas, nossa ambiência com conectividade, o Complexo do Pecém, a ZPE que são pontos favoráveis para atração de investimentos da aviação”, ressaltou Salmito.

Também participaram das reuniões o diretor do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, Eduardo Gaspar, e a presidente da Abraevtol, Fernanda Ninow. “Vejo esse diálogo com o Ceará uma excelente oportunidade. O Evtol, diferente do que muitos falam, não é uma tecnologia do futuro, é do presente! E agora com a criação da Abraevtol, nós estamos realizando debates sobre a regulamentação, capacitação da mão de obra e muitos outros aspectos que nós podemos construir essa trajetória juntos com o Estado do Ceará e tornar esse mercado viável”, afirmou a presidente.