Viabilidade da construção de um “Porto Seco”, no município de Quixeramobim, é discutida na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará – SDE

18 de julho de 2023 - 15:23 # # # #

Na última terça-feira, 18/07, os secretários executivos da SDE, George Dantas, secretário de Planejamento, e o secretário de Serviço e Inovação, Fábio Feijó, e o secretário executivo da Indústria, Joaquim Rolim reuniram-se com o secretário municipal de Quixeramobim, Afrânio Feitosa, para discutir a viabilização de instalação de uma estrutura EADI (Estação Aduaneira do Interior) também conhecida como “Porto Seco”.

Desde o mês passado o assunto vem sendo tratado, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, já se reuniu com investidores interessados, e foi elaborado um projeto, justificando a viabilidade econômica do pleito, se comprometendo também a disponibilizar uma área não menor que 120 hectares para implantação do equipamento. Foram envolvidos também representantes da Transnordestina, pois o local que o projeto do Porto Seco será instalado, localiza-se, em uma região onde passará dois pontos de cruzamento ferroviário, que corresponde às localidades de Boa Vista e Uruquê.

Nesta oportunidade foi enfatizado pelos secretários executivos, o total apoio por parte da SDE, na realização do projeto. Para o secretário executivo Fábio Feijó, “Será uma importante iniciativa para o sertão central do interior do Ceará” Para George Dantas, a obra irá fortalecer a economia da região “O principal benefício será o fortalecimento da economia do Estado através da descentralização da economia, viabilizando que grandes empresas possam se instalar no Interior do Estado.”

Como próximo passo ficou acertado a elaboração de cronograma das ações a serem desenvolvidas conjuntamente entre a SDE e o município de Quixeramobim. Participaram desta reunião, representante dos possíveis investidores, pela SDE, os Secretários Executivos Fábio Feijó, George Dantas e Joaquim Rolim, além dos técnicos Marcelo Santos, Adriano Borges e Brígida Miola, responsáveis pelo apoio operacional ao projeto.