Secretários da SDE participam da 1ª reunião da Frente Parlamentar de Energias Renováveis
4 de julho de 2023 - 20:57
*Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará
A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta terça-feira (04), a primeira reunião da Frente Parlamentar de Energias Renováveis, presidida pelo deputado Bruno Pedrosa (PDT) e composta ainda por mais 10 deputados estaduais. O encontro reuniu representantes do setor produtivo cearense e contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho, entre outras autoridades.
O objetivo da reunião foi estreitar os laços e aprofundar o diálogo da Assembleia Legislativa com o setor produtivo do estado do Ceará, que tem como uma de suas principais demandas atuais a produção e o desenvolvimento de energias renováveis.
O secretário da SDE, Salmito Filho, destacou as potencialidades do Ceará para a produção de Hidrogênio Verde, ressaltando a parceria entre o Complexo do Pecém com o Porto de Roterdã, na Europa. “O governador Elmano de Freitas expôs que essa parceria entre o Ceará e países da Europa é mais do que importante: ela é estratégica. Mas para que haja esse investimento em produção e exportação de hidrogênio verde, é importante investirmos em outras fontes de energias renováveis primeiro, e esse processo deve acontecer o mais rápido possível”, salientou.
Ainda de acordo com o secretário, esse grande potencial de produção energética do Ceará precisa estar sob conhecimento do Governo Federal, para que a cadeia produtiva seja atraída para o território cearense. “Estamos falando de investimentos privados na ordem de um trilhão de reais destinados a esse setor. Por isso, o Governo Federal precisa tomar conhecimento dessas iniciativas, com o intuito de atrair a cadeira produtiva para cá e industrializar principalmente o interior do estado. A indústria transforma a matéria prima, mas esta não está aqui de forma intensa, e sim nos municípios do Interior. A matéria prima em questão é o sol”, enfatizou Salmito.
O deputado Bruno Pedrosa frisou a importância da implantação de energia limpa no território cearense como benefício para o meio ambiente e, ainda, como um dos principais fatores de geração de emprego e renda para a população. “A implantação de parques eólicos e solares no Ceará significa um grande negócio não só para a iniciativa privada e setores públicos, como também é um serviço importantíssimo para a população do estado. As energias renováveis geram muitos empregos especialmente no município de Abaiara, que de acordo um recente levantamento, foi responsável por gerar mais de 900 empregos, frutos da instalação de um complexo solar na cidade”, destacou o deputado Bruno Pedrosa.
Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), destacou a grande capacidade de produção energética do estado. “O Ceará até pouco tempo atrás importava praticamente 100% da energia que necessitava. Hoje, não só produzimos nossa própria energia, como também já exportamos para outros estados do Brasil. Isso porque o Ceará ocupa geograficamente uma posição privilegiada, com uma das melhores irradiações solares do planeta e uma oferta de vento constante, responsáveis por transformar o estado numa grande potência energética em nível mundial”, salientou.
Também participaram da reunião o secretário executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço Júnior; o coordenador da Célula de Energia Elétrica da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), Dickson Araújo, que representou o presidente da Arce; o presidente Sindienergia, Luis Carlos Queiroz; e Luis Eduardo Moraes, representante da Câmara Setorial de Energias da Adece.