Secretário Salmito Filho participa de encontro da Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza, na FIEC

4 de julho de 2023 - 20:47

*Com informações da FIEC

O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Salmito Filho, foi o convidado do ‘Almoço Político’, nesta terça-feira (04), promovido pela Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE. O encontro aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e teve a participação dos secretários executivos da SDE Fábio Feijó (Comércio, Serviços e Inovação) e Joaquim Rolim (Indústria).

O potencial de exploração do hidrogênio verde no país e a transformação econômica que essa nova realidade pode trazer pautaram as discussões, com ênfase para a posição de protagonismo que o Nordeste brasileiro – em especial o Ceará – ocupa.

Na ocasião, o secretário Salmito Filho falou do panorama da área de hidrogênio verde no Brasil, enfatizando a importância de que, cada vez mais, empresários, industriais e a população, junto ao governo, fortaleçam essa pauta, que tem o potencial de transformar a realidade do estado. Salmito enalteceu também o trabalho conjunto do que ele chama de “tríplice hélice”: universidades, o setor produtivo e o governo. “Nós estamos tendo a oportunidade que nunca aconteceu na história do Brasil […]. Em nenhum dos grandes ciclos econômicos da história do nosso país, o Brasil teve um protagonismo global no mercado global. E agora poderá ter, e não só poderá ter, mas é como um vetor importante de matriz energética. Assim, a Europa precisa de nós. […] Imagine o volume de investimento, de dinheiro, de capital que circula no mundo do petróleo, na referência, no paradigma da matriz energética fóssil, agora imagine isso sendo transferido para energias renováveis e hidrogênio verde”, enfatizou o Secretário.

O Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha, que também é presidente do Sindcarnaúba, participou do momento representando o Presidente Ricardo Cavalcante. “Isso aqui é uma casa, é uma escola, e fico muito feliz de ver a participação de vocês, jovens, querendo se engajar no setor produtivo. Ser empresário não é fácil, é difícil em qualquer canto do mundo, e eu diria que no Brasil é um pouquinho mais difícil, mas é um desafio. […]. E isso tem a parte boa, porque prepara vocês para serem empresários, para a empresa crescer em qualquer parte do mundo”, ressaltou.

Davi Macedo, Coordenador Geral da AJE Fortaleza, agradeceu a parceria da FIEC e celebrou o papel que a associação vem desenvolvendo na formação de novos líderes no estado. “Mais uma vez aqui a AJE está cumprindo seu papel de formar novas lideranças e também, obviamente, se conectar com outras áreas. Hoje temos um tema diferente, é o nosso primeiro ‘Almoço Político’, vital para a vida de qualquer empreendedor se conectar com o poder público Vamos buscar mais jovens industriais para poder estar participando aqui da AJE, para aproximar mais o jovem da indústria, que é tão necessária, tão importante e tão vital como base e motor do nosso desenvolvimento econômico”.

Também participaram do encontro Pedro Alfredo, Conselheiro Fiscal da FIEC; Guilherme Colares, Presidente da CDL Jovem (Fortaleza); Urbano Costa Lima, Vice-Presidente do Sindimest-CE, e Lucas de Melo, Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e do Núcleo Político da AJE Fortaleza.