Secretário da SDE acompanha primeira-dama em visita técnica à Paraíba para a troca de experiências na área da segurança alimentar

28 de junho de 2023 - 11:34

 

Alines Freires/Ascom Gabinete da Primeira-Dama – Texto e fotos

Com uma comitiva formada por secretários e equipe técnica, Lia de Freitas conheceu três importantes programas: “Tá na Mesa”, “Prato Cheio” e os “Restaurantes Populares

Trocas de experiências e a união de todos por um único objetivo: tirar o povo do mapa da fome. Foi sob esse intuito, que a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, realizou uma visita técnica ao estado da Paraíba. Com as presenças do secretário do Trabalho, Vladyson Viana; e do secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, Lia conheceu os programas “Tá na Mesa”, “Prato Cheio” e os “Restaurantes Populares” do Governo da Paraíba, nesta terça-feira (27).

“São projetos importantes na área de segurança alimentar e que pretendemos levar essa experiência para o Ceará. Experiências que dão certo. Com o governador Elmano, estamos também avançando nas políticas, olhando para as pessoas, que mais precisam, e que estão em insegurança alimentar”, comentou a primeira-dama, que também é articuladora do Programa Ceará Sem Fome.

Conhecendo na prática

Acompanhada também da primeira-dama da Paraíba, Ana Sales Lins, e da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, Lia de Freitas esteve no programa Ta na Mesa, no município de Conde, para conhecer a logística da iniciativa.

O “Ta na Mesa” consiste em uma ação que visa promover assistência alimentar à população mais vulnerável. Atualmente, está em 147 municípios da Paraíba. Já os Restaurantes Populares também fornecem alimentos, sendo 253 mil refeições de segurança a sexta, em cidades como João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Pombal, São Bento, Sousa e Cajazeiras. Em ambas as ações, as “quentinhas” custam R$ 1.

A comitiva foi recebida por Maria Márcia dos Santos. A paraibana contou um pouco de sua história e relatou que mantinha um buffet antigamente, mas que em razão da pandemia da Covid-19, passou por dificuldades. Até que após concorrer à licitação, ela agora integra o programa e fornece, diariamente, 400 refeições. “É muito prazeroso. Para mim não é obrigação, porque quando você faz algo por obrigação, você cumpre metas. Quando você faz com amor, você se dedica. Você cuida dos mínimos detalhes”, disse.Outras duas visitas foram realizadas, sendo uma na cidade de Santa Rita, para conhecer um Restaurante Popular, e também em João Pessoa, para o projeto “Prato Cheio”, que é conduzido pela Arquidiocese da Paraíba em parceria com o Governo paraibano.

O Prato Cheio é realizado por meio de convênio com a Arquidiocese da Paraíba, para atendimento da população em situação de rua. Atualmente, atende pessoas em João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e Patos.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, comentou sobre a importância de se replicar políticas públicas exitosas para outros estados. “Nós estamos tendo a honra de receber a primeira-dama, Lia de Freitas, que veio até a Paraíba para compartilhar experiências do Ceará e ao mesmo tempo conhecer experiências de programas que aqui temos. Esse talvez seja um dos maiores legados do consórcio Nordeste deixa para essa região: que é a troca de experiências. É o saber que aquilo que dá certo em um estado, pode ser replicado em outro”, destacou.

“Extremamente positiva essa presença de Lia aqui. Primeiro porque o Nordeste é muito parecido. É uma região que o povo e a cultura se identificam muito. Essa troca de conhecimento é muito importante, porque o Ceará veio para cá para conhecer a nossa rede de segurança alimentar, mas nós acabamos conhecendo muito com as experiências cearenses, o que torna muito válido, porque ela não quis apenas a teoria, de mandarmos a legislação para o Ceará, mas de vivenciar o dia a dia de uma região metropolitana, como João Pessoa, mas também de um município pequeno, como Conde”, avaliou a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra.