Secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, profere palestra sobre o “Agronegócio e o desenvolvimento econômico do Ceará”, no PEC Nordeste

16 de junho de 2023 - 20:25 # # # #

Ascom SDE

Na manhã desta sexta-feira, 16/06, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ministrou palestra no PEC Nordeste com o tema, “Agronegócio e o desenvolvimento econômico do Ceará”. O secretário executivo de Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, também participou do evento.

Na palestra, o secretário Salmito falou de temas importantes sobre o Agronegócio, Agroindústria e Agropecuária. Além dos diferenciais do Estado que podem ser vantagens competitivas para o nosso Agro, o qual são a localização estratégica no atlântico, infraestrutura portuária e aeroportuária, área livre de pragas, infraestrutura hídrica e energia.

Aos presentes, o titular da SDE reforçou a importância do Complexo Industrial Portuário do Pecém, sendo a porta para o mundo, e o único porto com a Zona de Processamento de Exportação, em funcionamento no Brasil. Que pode levar o produto cearense para o mundo.

Além da infraestrutura hídrica e seus principais canais, o secretário reforçou o potencial na produção de energias renováveis. “Só de energia solar, o Ceará tem um potencial para gerar 643 Gigawatts de energia, em termo comparativos, Itaipu, sendo a segunda maior hidrelétrica do mundo, tem a capacidade para gerar 14 gigawatts de energia. Então, as energias renováveis, podem ser um grande aliado dos produtores rurais, onde, além de economizar energia, podem usar a tecnologia a seu favor.”

Para o secretário executivo Silvio Carlos, o Ceará tem um potencial de crescimento de novas culturas em campo aberto, mas principalmente atividades agrícolas em ambiente Protegido. “Nosso estado tem condições climáticas favoráveis para produção de culturas de alto valor agregado e principalmente que envolva a tecnologia do cultivo em ambiente protegido”.

O presidente da FAEC, Amílcar Silveira, esteve presente na palestra, agradeceu ao Governador Elmano, ao Secretário Salmito e ao secretário executivo, Silvio Carlos, pela parceria com a federação. E ressaltou a mensagem que propõe a simplificação de licenças ambientais para atividades agropecuárias com baixo potencial poluidor.