Adagri participa de reunião promovida pela SFA/CE para debater a prevenção da Influenza Aviária

2 de junho de 2023 - 11:26 # #

Ascom Adagri

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, participou nesta quinta-feira (01) da reunião promovida pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Ceará (SFA-CE) sobre a prevenção da Influenza Aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1 no Estado. O encontro aconteceu na sede da SFA/CE com representantes de diversos órgãos governamentais e entidades do setor agrícola e aviário para discutir e tomar medidas preventivas contra a Influenza Aviária, que foi identificada em algumas regiões do Brasil.

De acordo com o superintendente da SFA-CE, Odilon Aguiar, “a união das entidades é essencial para a adoção de ações efetivas no enfrentamento da influenza aviária. Iremos trabalhar em estreita colaboração para fortalecer a vigilância, intensificar as medidas de biossegurança e garantir a proteção de nosso setor agrícola e aviário”.

Durante a reunião foi criado o Comitê composto pelos órgãos governamentais e entidades presentes, com o objetivo de unir esforços e recursos em prol da prevenção à influenza aviária. Esse comitê será responsável por promover ações conjuntas, trocar informações, definir estratégias efetivas e reuniões periódicas para enfrentar essa ameaça à avicultura cearense e à saúde pública.

Conforme alinhado com o Comitê, a Adagri é o órgão responsável por atender as notificações de suspeitas da doença no Ceará. “Já entregamos hoje na SFA o documento com as demandas da Adagri para que esses atendimentos possam ser realizados com a maior agilidade possível”, destacou o presidente Elmo Aguiar. Também estavam presentes da Adagri, o diretor de Sanidade Animal, Amorim Sobreira; os gerentes técnicos, David Caldas, Jarier Moreno, Erisvaldo Júnior e a assessora da Presidência, Janine Maia.

Participaram da reunião representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Defesa Civil do Estado do Ceará, Defesa Civil de Fortaleza, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), Associação Cearense dos Avicultores (ACEAV), Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (APRECE), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) e Sindicato da Indústria de Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (SindiAlimentos).

A reunião demonstrou o comprometimento dos órgãos governamentais e das entidades envolvidas em prevenir a disseminação da doença e proteger a avicultura cearense. A cooperação entre essas instituições é fundamental para garantir a saúde da população do Estado do Ceará e a saúde animal no Estado.

Em caso de suspeita, a população deve entrar em contato com a Adagri através dos canais: Telefone 0800 280 0410, de forma “on line” por meio da plataforma e-Sisbravet (https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action), ou ainda de forma presencial em uma das 40 unidades instaladas pelo Estado.

*Com informações da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Ceará (SFA-CE)