Nota de Esclarecimento – Influenza Aviária

28 de maio de 2023 - 11:28 # #

Sobre a Portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que trata da declaração do estado de emergência zoossanitária em função da detecção da infecção pelo vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) informa que não há nenhuma confirmação de caso da doença no Ceará*. A Agência também informa que as que infecções humana pelo vírus da IAAP são raras e que não há evidências de que a Influenza Aviária possa ser transmitida às pessoas por meio de alimentos devidamente preparados e bem cozidos.

A forma de contágio para os humanos pode ocorrer por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas) ou ambientes contaminados (secreções respiratórias, sangue, fezes e outros fluidos liberados no abate das aves). Por isso é importante que a população fique atenta aos animais que apresentem os sintomas  da enfermidade e evitar o consumo de uma ave supostamente infectada.

Em caso de suspeita, a população deve entrar em contato com a Adagri através dos canais: Telefone 0800 280 0410, de forma “on line” por meio da plataforma e-Sisbravet (https://sistemasweb4.agricultura.gov.br/sisbravet/manterNotificacao!abrirFormInternet.action), ou ainda de forma presencial em uma das 40 unidades instaladas pelo Estado.

Adagri – 26.05.2023