SDE participa de Missão do Agronegócio no Paraná

25 de maio de 2023 - 09:19 # # #

Ascom SDE

Durante a semana de 22 a 26 de maio, o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Sílvio Carlos Ribeiro, participa da Missão Empresarial do Agronegócio no Estado do Paraná. Além do representante do Governo do Ceará, a comitiva é composta pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, 12 lideranças cooperativistas cearenses e dirigentes de sindicatos rurais.

A missão inclui um roteiro de visitas às cooperativas de produção agropecuária em várias cidades do Paraná, região Sul do Brasil. A Organização das Cooperativas do Brasil /Ceará montou o roteiro que prevê visitas à várias empresas de diferentes áreas do agronegócio, incluindo pescados, suínos e leite.

Para o secretário executivo do Agronegócio, o modelo cooperativista paranaense é referência no país. “Nós vemos no cooperativismo uma saída que temos para organizar melhor algumas cadeias produtivas no Nordeste, especialmente no Ceará, na área da pesca, aquicultura e no agronegócio como um todo. A idéia é conhecer e ver de perto a prática durante essas visitas no estado do Paraná e, na sequência, identificar como o Governo do Estado por apoiar ações que possam vir a viabilizar a implantação no Ceará.”, afirmou Sílvio Carlos.

Foram visitadas grandes cooperativas como Castrolanda, Agraria, Copacol e Frimesa. No último ano, a média de faturamento de cada uma dessas quatro cooperativas chegou a aproximadamente 8 bilhões de reais, produzindo e processando soja, milho, trigo, cevada, leite, aves, suínos e outros produtos.