H2V: Adece, Complexo do Pecém e Sesi/Senai discutem sobre implantação de centro de referência

22 de maio de 2023 - 16:32 # # # #

Ascom Adece

A modelagem de um centro de inovação em tecnologia de produção de combustíveis renováveis para aviação e transporte marítimo foi assunto discutido em reunião realizada na última sexta-feira (19), no Complexo do Pecém. A reunião com técnicos e especialistas industriais contou com a participação da diretoria de Suporte à Infraestrutura e Patrimônio (DIRINP) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).

A discussão abordou a implementação da cadeira de hidrogênio verde, bem como capacitação, inovação e novas tecnologias. “O transporte aeroviário é o único ainda sem participação de combustíveis renováveis. O setor sofre pressões ambientais crescentes. Há um engajamento internacional para desenvolver a indústria de SAF (sustainable aviation fuels). Idem para o transporte marítimo. A vantagem locacional do Ceará mais uma vez nos favorece”, explica o diretor da DIRINP, Expedito Parente.

A reunião contou ainda com a presença da geóloga da Adece, Amanda Peixoto; do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueiredo; da vice-presidente financeira do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira; do vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Fábio Grandchamp; da diretora de planejamento do Complexo do Pecém, Keila Castro; do diretor regional do SESI/SENAI Ceará, Paulo André Holanda; e da assessora especialista em assuntos de energias do SESI/SENAI Isabela Marciel.

O Ceará já conta com 30 memorandos assinados com empresas interessadas na produção de H2V, insumo para produção de combustíveis renováveis. Destes, três já avançaram a pré-contratos selados e têm área reservada na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará: Fortescue, Casa dos Ventos e AES. A soma de investimento é estimada em US$ 8 bilhões.