Aprimoramento de ferramentas de dados estatísticos marca debates no segundo dia de Seminário

11 de maio de 2023 - 10:11 # # #

Ascom Jucec

I Seminário do Convênio Redesim Conectada aprofundou em seu segundo dia (10/05) a inserção da tecnologia nos serviços públicos

O aprimoramento de ferramentas, obtenção de dados estatísticos e implementação de novos projetos foram o foco do debate entre os presidentes das juntas comerciais no segundo dia do Seminário do Convênio Redesim Conectada, ocorrido hoje (10/05), no Sebrae/CE. No evento, que está sendo promovido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), também foram realizadas as reuniões dos Grupos de Trabalho (GT) Redesim, Normas e TI para discutir pautas relacionadas ao Convênio.

A reunião de presidentes de juntas comerciais iniciou com discussões sobre evolutivas tecnológicas no serviço público. A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, convidou a todos que utilizassem do momento para refletir sobre o novo papel da junta comercial com a população.

Segundo Carolina, as juntas comerciais estão assumindo uma função além do papel de órgão de registro mercantil, e se comprometendo em explorar a capacidade de auxiliar no exercício do empreendedorismo. “À medida que estamos aqui debatendo métodos de avanço, estamos abrindo caminhos para a melhoria do ambiente de negócios” comentou a presidente durante o encontro.

A analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Layla Caldas, trouxe para o encontro a questão do aprimoramento do Mapa de Empresas e métodos para que as juntas comerciais façam melhor aproveitamento da ferramenta. O Mapa de Empresas, já lançado no site da Jucec, possibilita a obtenção de dados estatísticos sobre empresas, por localidade, tipo empresarial, por atividade, entre outros, servindo de consulta para quem deseja montar seu negócio e também para o poder público no desenvolvimento de políticas públicas. .

Ainda buscando o aprimoramento da consulta de dados, o coordenador técnico da Redesim Conectada, Alex Barbosa, apresentou aos presidentes a primeira versão do Business Intelligence (BI), um dos temas do painel do primeiro dia do evento, em teste no sistema de uma junta comercial. Os presidentes também foram introduzidos a um projeto, em desenvolvimento, que visa aproximar a relação dos contadores com as juntas comerciais.

As próximas metas para a Jucec e as demais juntas comerciais presentes são a melhoria das assinaturas avançadas, de forma a fortalecer a segurança, e melhorias no portal de serviços, como a aplicação de um novo painel com mais usabilidade.

 

Grupos de Trabalho

Além da reunião de presidentes de juntas comerciais, também ocorreram as reuniões dos Grupos de Trabalho Redesim, Normas e TI, com representantes das nove juntas participantes do convênio – Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. No GT Redesim foram apresentadas as próximas entregas do projeto, como melhorias para o Portal de Serviços, evolutivas das assinaturas avançadas e aperfeiçoamento do registro dos agentes auxiliares – leiloeiros e tradutores juramentados.

No GT Normas foi realizada apresentação da prestação de contas dos trabalhos já realizados até o momento. Além disso, os representantes das juntas discutiram melhorias relacionadas ao registro de livros e à emissão de certidões, bem como a importância do alinhamento de dados cadastrais entre os órgãos responsáveis pelo registro e legalização de empresas.

O GT TI conversou sobre a disponibilização de informações entre as juntas comerciais participantes do convênio a fim de facilitar a análise de processos, como os de transferência de sede, por exemplo. Para isso, foram analisados os termos de acesso e de cooperação, previamente elaborados pelo GT Normas, para que ocorra esse compartilhamento de dados.

O líder do GT e gerente de TI da Junta Comercial do Mato Grosso, Valdevino Costa, comentou a importância de adequar esse compartilhamento de dados às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “A todo momento que é lançada uma adequação da LGPD, nós já implantamos. Ao fazer acesso ao sistema, se tiver alterado algum item da Lei, o usuário é obrigado a fazer a leitura e assinar novamente o termo, que já fica disponível digitalmente”.