Potência da inteligência artificial e do metaverso na relação com o público é discutida em primeiro dia de Seminário organizado pela Jucec

10 de maio de 2023 - 11:39 # # # #

Matéria: Bianca Braga Fotos: Iago Vital

Primeiro dia do I Seminário do Convênio Redesim Conectada acontece com participação de Juntas Comerciais

Nesta terça-feira (09), aconteceu a solenidade de abertura do I Seminário do Convênio Redesim Conectada, realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), em que a inteligência artificial e o metaverso na relação com o público foram discutidos no painel e palestra realizadas na ocasião.

O primeiro painel de discussão do evento teve como tema “A Relação dos Dados de Registro Mercantil e a Inteligência Artificial na Formulação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Econômico”. A professora e cientista de dados do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará (Íris LabGov), Ticiana Linhares, apresentou casos de inclusão da tecnologia na realidade social da população.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, que mediou o painel, “a obtenção de dados é um dos passos mais importantes para a administração das políticas públicas, de forma a possibilitar a percepção da realidade nos cenários. A evolução da tecnologia, por sua vez, simplifica o processo de pesquisa e coleta de dados”.

Este painel também contou com a participação do professor e analista de negócios da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Vasco Furtado, que explicou o potencial da utilização da inteligência artificial (IA) no desenvolvimento econômico e social. Segundo o professor, as máquinas ainda são limitadas diante das relações interpessoais e sensibilidade, mas que é importante que os programadores tenham em vista a capacidade e compreensão dos usuários. Ticiana confirma que é necessário, em primeiro lugar, levar em consideração o nível de acessibilidade da população às novas tecnologias.

O vice-presidente da Federação de Câmaras de Comércio Exterior, Rômulo Alexandre, trouxe para o painel a apresentação Investimento Estrangeiro Direto para compor o conceito de BI. Segundo Rômulo: “O BI tem a oportunidade de colocar pra quem está lendo uma série de informações e oferecer filtros para que o banco de dados forneça informações de acordo com as necessidades”.

A palestra Metaverso e a Conectividade de Empreendimentos no Mundo Globalizado foi apresentada pela presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren Momback, e pelo CEO da Meta4Gov, Cláudio Soares. Como exemplo, foi apresentado em primeira mão o caso de aplicação da sala de atendimentos e de reunião da JucisRS no metaverso.

O Seminário contou também com a presença do Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado do Ceará, George Dantas, da presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa) e da Federação Nacional de Juntas Comerciais (FENAJU), Cilene Sabino, da diretora do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), Amanda Souto, e a participação de representantes de nove Juntas Comerciais, partícipes do Convênio.

O evento marca a primeira reunião do Convênio Redesim Conectada em 2023, tendo continuidade nos dias 10 e 11 de maio, quando os grupos de trabalho do Convênio irão se reunir para debater o aperfeiçoamento de ferramentas, bem como realizar troca de informações para evolutivas tecnológicas.

A solenidade de abertura do evento foi transmitida ao vivo pelo Instagram e Youtube da Jucec.