Adece realiza visitas técnicas a cultivos de figo, mirtilo e café no interior do Ceará

4 de maio de 2023 - 12:36 # # # # # #

Ascom Adece

Limoeiro do Norte: Mauro Oliveira (SDE), Ticiana Mesquita (Adece), Claudivan Feitosa (Cientista Chefe Agricultura), Clenio Moreira e Cleilson Uchôa (IFCE)

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) realizou, nos dias 27 e 28 de abril, visitas técnicas de acompanhamento a projetos de pesquisas ligados ao agronegócio na Chapada do Apodi e no Maciço de Baturité. Os projetos objetivam incorporar novas tecnologias e culturas agrícolas ao agronegócio cearense, com agregação de valor às cadeias produtivas selecionadas.

Na Chapada do Apodi, está em análise a eficiência produtiva do figo em cultivo protegido e a céu aberto. A pesquisa está sendo executada em uma área de quatro mil metros quadrados cedida pela empresa Dani Frutas e é acompanhada por pesquisadores do Instituto Federal de Limoeiro do Norte (IFCE). “Atualmente, o estudo encontra-se no segundo ciclo produtivo e vem obtendo resultados significativos de produção”, explica a técnica da Adece, Ticiana Mesquita.

Mulungu: Mauro Oliveira (SDE), Sérgio Patrício (empresário) e Marlos Bezerra (Embrapa)

O mirtilo é outra cultura que vem sendo estudada em sistemas de cultivo protegido no Estado. O estudo está em execução em unidades de pesquisas localizadas no IFCE de Limoeiro do Norte, na Universidade da Integração Internacional Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção, e no município de Aratuba. A pesquisa está avaliando cinco variedades da fruta: Bluebelle, Emerald, Biloxi XL, Biloxi e Jewel. “As espécies, além de serem mantidas em ambiente protegido, também estão sendo expostas ao sol para que seja avaliado o seu desenvolvimento em condições climáticas típicas do Ceará”, explica o diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural da Unilab, Lucas Luz.

Já no Maciço de Baturité, está em desenvolvimento um estudo sobre a produção de café com alto desempenho em uma área de 3,5 hectares no município de Mulungu. A produção está em análise há dois anos e vem se destacado quanto ao processo produtivo e a qualidade dos grãos. O manejo da produção está sob orientação de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio do programa Cientista Chefe do Governo do Ceará.

Limoeiro do Norte: Natanael Santiago (IFCE), Daniel Vidal (empresário), Ticiana Mesquita (Adece), Luís Clenio (IFCE), Claudivan Feitosa (Cientista Chefe Agricultura) e Mauro Oliveira (SDE).

Tais projetos são executados por meio de convênio firmado entre Adece, SDE e Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A expectativa é que as pesquisas promovam ações de ganhos de produtividade aliados a ajustes em termos de tratos culturais, boas práticas de processamentos e estratégias de diferenciação mercadológica no Estado.