CS Energias Renováveis aprova documento com sugestões para criação de política estadual de hidrogênio verde

27 de abril de 2023 - 11:40 # # # #

Ascom Adece

Em janeiro de 2023, o Estado do Ceará lançou a primeira molécula de hidrogênio verde produzida no país. Foto: Thiago Gaspar

A Câmara Setorial de Energias Renováveis da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) desenvolveu e aprovou um documento com sugestões para a criação de um projeto de lei que cria uma política estadual do hidrogênio verde (H2V) e seus derivados no Estado. A proposta foi criada a partir de uma solicitação do secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, e será submetida ao governador Elmano de Freitas.

De acordo com os membros da câmara, o estabelecimento de uma política estadual do hidrogênio verde viabilizará inúmeros benefícios para a economia local como a geração de empregos, criação de novos negócios e descarbonização do setor produtivo. Para o coordenador do documento e membro da CS Energias Renováveis Jurandir Picanço, “a sugestão de um projeto de lei estadual é mais um passo para a criação de uma lei federal que desenvolva e regule a produção, comercialização e a utilização de energia limpa no Brasil”.

“Percebo que o governador Elmano tem se empenhado bastante em tornar isso uma realidade. Acredito no protagonismo do Estado do Ceará e nos projetos de investidores que estão chegando até aqui. Acho que é uma questão de tempo o Ceará, que já é pioneiro nas energias renováveis, também comprovar o seu pioneirismo na questão do hidrogênio verde”, afirmou o presidente da CS Energias Renováveis da Adece, Jonas Becker.

Em janeiro de 2023, o Estado do Ceará lançou a primeira molécula de hidrogênio verde produzida no país. A iniciativa faz parte da primeira etapa estratégica do desenvolvimento do projeto piloto de H2V no Complexo Termelétrico do Pecém (UTE Pecém), em São Gonçalo do Amarante, que tem à frente a EDP Brasil.

Comissão no Senado

No âmbito federal, nesta quarta-feira (26), a Comissão Especial do Hidrogênio Verde, presidida pelo senador cearense Cid Gomes (PDT), realizou uma audiência pública para discutir o processo de descarbonização das economias globais. Um dos assuntos destacados pela comissão foi a importância da construção de uma legislação que ofereça segurança jurídica para entes federativos, empresas e investidores do setor.