Delegação alemã visita o Ceará para impulsionar negócios de Hidrogênio Verde

17 de março de 2023 - 13:47 # # # # # # #

  

Em encontro na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), na manhã de quinta-feira (16), a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) apresentou o potencial que o Ceará tem para se tornar o maior produtor de Hidrogênio Verde do mundo à delegação alemã, que está no Ceará cumprindo visitas para impulsionar os negócios no Brasil.

A delegação é formada por representantes de associações da Alemanha voltadas ao mercado de Hidrogênio Verde.

O evento foi organizado pela Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) no âmbito do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha.

A solenidade foi aberta pelo 1° vice-presidente da FIEC, Carlos Prado. “É uma honra recebê-los aqui, hoje, em nome do Presidente Ricardo Cavalcante. A FIEC tem trabalhando incansavelmente para fomentar o diálogo entre investidores, poder privado e poder público, criando oportunidades de negócios que possam fazer a indústria do nosso estado crescer cada vez mais. Esperamos que a parceria entre Brasil e Alemanha continue”.

O secretário da SDE, Salmito Filho, parabenizou a FIEC por impulsionar o Ceará nos negócios referentes ao Hidrogênio Verde. “A Federação vem fazendo a conexão entre o setor público, o setor produtivo industrial, a Academia e até com interlocutores internacionais. É preciso explorar ainda mais a vantagem competitiva que o Ceará tem em energias renováveis e hidrogênio verde”, afirmou Salmito que também ressaltou que Ceará conta com estrutura física propícia, com destaque para a parceria do Complexo do Pecém e ZPE com o Porto de Roterdã.

Na sequência, os visitantes assistiram uma apresentação do secretário executivo da Indústria da SDE, Joaquim Rolim, que mostrou as bases da Indústria do Hidrogênio Verde no Ceará e como o Estado está pronto para contribuir com a produção do vetor energético do futuro.

Os representantes das delegações tiveram alguns minutos para apresentar suas Associações e quais os interesses que estão buscando no país. A Consultora internacional da FIEC, Monica Saraiva Panik, que reside na Alemanha, participou da reunião de forma remota e se colocou à disposição de todos da delegação para dar continuidade aos negócios entre os dois países.

A delegação estrangeira foi coordenada por Loana Von, diretora executiva adjunta da Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha; e composta por Gianna Pedot, assessora técnica do Programa H2 Brasil da GIZ; Jens Hürren, vice-presidente da AHK Rio e Diretor Gerente da MAN Energy Solutions Brasil; Romuald Bittl, conselheiro e chefe do Departamento de Economia e Desenvolvimento do Distrito de Rostock; Werner Diwald, presidente do Conselho DWV; Ekaterina Esche, assessora de comunicação internacional BVES e Catharina Horn, gerente do Programa Internacional de Soluções Energética da NOW Gmbh.

Também participaram do encontro, a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; o secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil, Célio Fernando; o reitor da UECE, Hidelbrando Soares; a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN), Karina Frota; o consultor de energia da FIEC, Jurandir Picanço; Lauro Fiuza Junior, presidente do Conselho Servtec, Augusto Albuquerque, pró-reitor de Assuntos Internacionais da UFC; Luis Eduardo Barbosa, diretor do Sindienergia e Felipe Gurgel, 1º vice-presidente do Simec.