Salmito Filho recebe presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

1 de março de 2023 - 19:11 # # # # #

A reunião também contou com a participação dos secretários executivos da SDE

Na manhã dessa quarta-feira (01), o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, recebeu alguns empresários do agronegócio cearense e o presidente da  Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira. O grupo apresentou propostas para o Plano de Desenvolvimento da Agropecuária Cearense, elaborado por uma consultoria de treinamento e gestão.

O empresário Carlos Matos mostrou o cenário atual do agronegócio cearense, os pontos fortes e as fragilidades. E apresentou o plano que propõe, em linhas gerais, o fortalecimento e o crescimento da agricultura e agropecuária por meio de assistência técnica e inovação. “Quando a gente dá assistência técnica, a gente pode dobrar a renda do homem do campo”, afirmou Carlos Matos.

De acordo com o presidente da Faec, Amílcar Silveira, atualmente, o agronegócio representa cerca de 19,1% da economia do Estado. E uma das metas do plano é gerar 90 mil empregos e dobrar a produção.  “Queremos promover, com apoio do Estado, uma agricultura sustentável, aumentando a capacidade empreendedora e a competitividade, por meio de assistência financeira para a realização de projetos no campo”, afirmou o presidente.

O titular do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, ouviu atentamente as propostas dos empresários e garantiu que levará para discutir com o governador. “Nós temos o papel de integrar os secretários, os prefeitos,  partilhar e receber informações para desenvolver políticas públicas com foco nos resultados”, finalizou o secretário.

Também participaram do encontro os secretários executivos da SDE George Dantas (Planejamento e Gestão Interna), Fábio Feijó (Comércio, Serviços e Inovação), Joaquim Rolim (Indústria) e Sílvio Carlos Ribeiro, reconduzido para liderar a Secretaria Executiva do Agronegócio.