Sistema de controle de trânsito da Adagri mitiga risco de introdução de praga

24 de fevereiro de 2023 - 14:52 # # #

Ascom Adagri

Uma carga de melão e melancia foi interceptada e apreendida na tarde desta quinta-feira (23), pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), no Posto de Vigilância Zoofitossanitário (PVZ) de Aracati/CE, que funciona em parceria com a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz). A motivação foi a falta de documentação e certificação adulterada.

A ação foi realizada com o intuito de mitigar o risco à manutenção da Área Livre de Praga (ALP) para Anastrepha grandijá que a carga estava acompanhada de nota fiscal apenas para o melão, emitida por uma empresa de Baraúna, no Rio Grande do Norte; e de um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) adulterado, comprovado após averiguação junto ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn).

Sem a devida comprovação da origem, como determina os §§2º e 3º, art. 1º, do Decreto Nº34.081/2021 e comprovada a adulteração documental, a carga foi apreendida, destruída e enterrada a mais de 50cm de profundidade, para evitar o risco de introdução da praga, além da abertura de inquérito junto a Polícia Civil.

“A manutenção da ALP é de suma importância para a economia do Ceará, por permitir a exportação para mercados internacionais e consequentemente a manutenção de milhares de empregos diretos e indiretos”, explica a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.