Obras da holandesa Transhydrogen Alliance para produzir H2V e Amônia no Pecém devem começar em 2024

16 de fevereiro de 2023 - 18:34 # # # # #

Joanna Cruz - Ascom Sedet

Na manhã de quinta-feira (16), o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, recebeu o CEO da Transhydrogen Alliance, Paul Baan, e o diretor no Brasil, Mark McHugh. Foram apresentados os avanços do projeto da empresa holandesa que irá produzir Hidrogênio Verde a Amônia no Complexo do Pecém.

Os executivos mostraram detalhes do projeto que ocupará uma área na Zona de Processamento de Exportação, o que facilitará a exportação de amônia para o Porto de Roterdã. A previsão é que obras iniciem em 2024 e a operação em 2026.

“A prioridade do governador Elmano é avançarmos nesses passos importantes que o Governo vem dando com foco na transição energética e especialmente na produção do hidrogênio verde. Queremos garantir compromissos e avançar em novos, construindo parcerias estratégicas para buscar clientes para o Pecém”, afirmou Salmito.

De acordo com o diretor da Transhydrogen no Brasil, Mark McHugh, a estimativa é produzir 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano e exportar pelo Porto do Pecém para o Porto de Roterdã. “Em Roterdã, será feita a decomposição da amônia e o hidrogênio verde abastecerá nossos clientes por meio de tubulação de gás, infraestrutura que já está pronta na Europa”, afirmou Mark.

Também participaram da reunião técnicos da secretaria executiva da Indústria da Sedet, Jorge Lima e Fernando Barros, e o futuro secretário executivo, Joaquim Rolim.

Saiba mais

Transhydrogen Alliance é um consórcio de empresas holandesas formado por Trammo, Proton Ventures GES e VARO, presentes em toda a cadeia de valor do hidrogênio / amônia verde. Juntas assinaram um MoU com o Governo do Estado do Ceará em outubro de 2021 para cooperação de produção e exportação de hidrogênio e principalmente amônia verde para a Europa via Roterdã. No início de fevereiro deste ano assinou um memorando de entendimentos com a Casa dos Ventos e Comerc Eficiência para viabilizar o projeto de produção de hidrogênio verde e amônia verde no Complexo do Pecém, no Hub do de Hidrogênio Verde do Ceará.

Hub de H2V do Ceará

Desde que foi lançado, em fevereiro de 2021, o Hub de Hidrogêncio Verde do Ceará já conta com 24 memorandos assinados. O da Transhydrogen Alliance foi assinado em outubro de 2021, na Holanda, pelo então governador Camilo Santana.

Confira a relação de empresas atraídas para o Hub de Hidrogênio Verde do Pecém:

Enegix Energy
QAIR