Salmito Filho é nomeado novo secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará

3 de fevereiro de 2023 - 07:14 # # # #

Ascom Sedet

O sociólogo Salmito Filho foi nomeado como secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho após tomar posse como deputado estadual e se licenciar da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quarta-feira, primeiro de fevereiro.

A nova gestão da Secretaria já trabalha desde antes da nomeação, após ser anunciado pelo governador Elmano de Freitas.

“Esse convite do governador Elmano me deixou muito honrado. E estamos, desde o primeiro dia útil de 2023, buscando informações e ouvindo todas as lideranças empresariais, federações, câmaras e o ex-secretário Maia Júnior. Nós estamos assumindo a Secretaria, agora de fato e de direto, com objetivo principal e seguindo a orientação do governador Elmano que é de garantir as conquistas e avançar ainda mais com novas conquistas. Esse será o nosso compromisso e assim será o nosso trabalho”, afirmou Salmito.

Perfil Salmito Filho

O deputado estadual Salmito Filho nasceu na capital cearense em 15 de outubro de 1974. É professor universitário; sociólogo; Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE; e atualmente cursa Doutorado em Políticas Públicas (UECE) e MBA em Gestão e Governança Pública – UNIPACE.

Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e atualmente é deputado estadual reeleito para o quadriênio 2023 a 2026 com os votos de 56.624 cearenses.

Assumiu a presidência da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) em 2019 e foi reconduzido ao cargo em 2021.

Como deputado estadual, eleito em outubro de 2018, integrou a bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com foco para o desenvolvimento estratégico em todo o nosso estado.

Foi vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e membro titular das comissões de Agropecuária e Educação.

Em agosto de 2021, foi eleito presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou o destino dos recursos das associações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros no período de 2010 a 2020.

Foi eleito para o seu segundo mandato de deputado estadual em outubro de 2022 e tomou posse em primeiro de fevereiro, quando pediu licença do mandato para assumir, a convite do governador Elmano de Freitas, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.