Salmito Filho conhece unidade da Fiocruz Ceará e reforça compromisso do Estado em desenvolver o Distrito de Inovação em Saúde no Eusébio

27 de janeiro de 2023 - 16:07 # # # #

Joanna Cruz - Ascom Sedet

O secretário anunciado para o Desenvolvimento Econômico, deputado estadual Salmito Filho, acompanhado do secretário executivo, George Dantas, visitou a unidade da Fiocruz Ceará, no Eusébio, na manhã dessa sexta-feira (27). A comitiva da Secretaria foi recebida pela coordenadora geral Carla Celedonio, e pelo pesquisador Odorico Monteiro, coordenador de Inovação, para conhecer as instalações da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará e discutir os próximos passos para o desenvolvimento do Distrito de Inovação em Saúde no Eusébio.

A visita começou pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid -19, equipamento inaugurado em 2020, para auxiliar nos diagnósticos das amostras durante a pandemia. A equipe de gestores da Unidade explicou detalhes dos trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Sorologia e de Biologia Molecular. Na sequência, o grupo esteve no bloco de pesquisa, onde funcionam os laboratórios de biotecnologia.

Ao final, a comitiva se reuniu virtualmente com a presidência da Fiocruz para alinhar os objetivos e iniciativas para a implantação do Distrito de Inovação em Saúde do Eusébio. Salmito Filho colocou a estrutura da Secretaria à disposição para ajudar no desenvolvimento e fortalecimento do Polo. “A orientação do governador Elmano de Freitas, assim como a nossa compreensão do nosso papel, enquanto secretário de desenvolvimento econômico, é de facilitar, articular para realmente criar o melhor ambiente e mais favorável para os negócios”, afirmou.

Além da comitiva da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, integrantes da Embrapa Agroindústria Tropical, também conheceram as instalações do Campus da Fiocruz. Participaram da visita o chefe geral, Gustavo Saavedra, a chefe adjunta de pesquisa e desenvolvimento em exercício, Aline Saraiva, e a chefe adjunta de transferência de tecnologia interina, Janaina Kimpara.