Com paridade nos cargos, governador Elmano de Freitas e vice-governadora Jade Romero empossam novos secretários estaduais

2 de janeiro de 2023 - 13:58 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil Texto / Carlos Gibaja Foto

O governador Elmano de Freitas e a vice-governadora Jade Romero empossaram os novos secretários estaduais, na manhã deste domingo (1º), em cerimônia no Palácio da Abolição, sede do Governo do Ceará. O momento marcado pela paridade de gênero, do total de 32 secretários, 16 são mulheres e 16 homens.

Confira abaixo os perfis dos novos secretários do Estado do Ceará:

Max Quintino, secretário-chefe da Casa Civil:

Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros é mestre em Economia do Setor Público pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da UFC e graduado em Geografia pela Uece. É professor estadual. Foi diretor da Ematerce, de 2011 a 2015; presidente do Instituto Agropolos do Ceará, de 2015 a 2017; e presidente da Ceasa-CE, de 2018 a 2021, até assumir, em fevereiro do mesmo ano, a superintendência do Detran-CE.

Jade Romero, secretária das Mulheres:

Vice-governadora eleita do Ceará, Jade Afonso Romero é graduada em Gestão Pública pela Unifor; especialista em Políticas Públicas pela UGF; e mestranda em Administração Pública pela Universidade de Lisboa. Foi secretária-executiva do Esporte do Governo do Ceará, na gestão Camilo Santana; secretária de Participação Popular de Fortaleza, e já representou o Brasil na cúpula jovem dos Brics. Possui forte atuação nas áreas de Juventude e Mulheres.

Tânia Mara Coelho, secretária da Saúde (Sesa):

Tânia Mara Silva Coelho é médica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Residência em Infectologia pela Escola de Saúde Pública do Ceará e especialização em Medicina do Viajante pelo Royal College of Physicians and Surgeons of Glasgow, na Escócia, e especialização em Gestão das Clínicas pelo Instituto Sírio-Libanês, em São Paulo. É mestranda em Saúde Pública pela UFC, além de diretora clínica, técnica e geral do Hospital São José (HSJ). Era secretária-executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa.

Samuel Elânio, secretário da Segurança Pública e Defesa Social:

Samuel Elânio de Oliveira Júnior possui graduação em Direito e especialização em Direito e Processo Administrativo pela Unifor. É delegado da Polícia Federal há 15 anos e atuou em diversas operações contra o crime organizado no Amapá, Ceará e Rio Grande do Norte. Foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no Ceará. Coordenou, no Ceará, a força-tarefa de combate a grupos criminosos, envolvendo órgãos de segurança pública estaduais e federais. Estava como secretário-executivo da SSPDS.

Eliana Estrela, secretária da Educação (Seduc):

Eliana Nunes Estrela é formada em Pedagogia pela Urca; especialista em Educação pela mesma instituição, e em Gestão Pública pelo Caed da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG (UFJF). É mestre em Gestão e Avaliação Pública pelo Caed, e doutoranda em Educação pela Uece. Atuou como professora, gestora escolar e coordenadora de Crede. É funcionária de carreira da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e secretária da Educação do Ceará desde 2019.

Mauro Albuquerque, secretário da Administração Penitenciária (SAP):

Policial civil do Distrito Federal e especialista em Segurança Pública e Gestão Prisional. Fundou a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DPOE) do DF, onde foi diretor de 2000 a 2015. Criou a doutrina de Intervenção Penitenciária e Procedimentos de Segurança, com medidas adotadas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Foi idealizador e coordenador da Força de Intervenção Penitenciária Integrada (FIPI) que atuou no Ceará, em 2016. Depois do Ceará, coordenou a força-tarefa no Rio Grande do Norte, onde, posteriormente, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Desde 2019 é titular da SAP.

Onélia Santana, secretária da Proteção Social (SPS):

Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (Urca); psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus; com MBA em Gestão Pública: Planejamento, Gestão e Finanças pela PUC; e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo. É formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP). É idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará. Entre outros cargos já desempenhados, comanda a SPS desde abril de 2022.

Fabrízio Gomes, secretário da Fazenda (Sefaz):

Fabrízio Gomes Santos é doutor e mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); além de graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Ocupa o cargo de Auditor Fiscal Contábil Financeiro da Receita Estadual desde 2007. É professor universitário e tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Estava como secretário-executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz.

Sandra Machado, secretária do Planejamento e Gestão (Seplag):

Sandra Maria Olimpio Machado é mestre em Administração e especialista em Contabilidade e Controle pela Unifor. Possui graduações em Ciências Contábeis pela UFC, em Administração pela Unifor e em Psicologia pelo Centro Universitário Farias Brito. Também possui diploma de Estudios Avanzados em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É auditora fiscal do Ceará desde 1990 e estava como secretária-executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz.

Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE):

João Salmito Filho é professor e cientista social formado pela Uece, com mestrado concluído e doutorado em andamento em Políticas Públicas pela Uece. Possui MBA em Gestão e Governança Pública pela Unipace. Foi vereador de Fortaleza de 2005 a 2018 e presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por três vezes. Foi, ainda, secretário do Turismo de Fortaleza em 2013/2014. É deputado estadual reeleito para segundo mandato

Zezinho Albuquerque, secretário das Cidades:

José Jácome Carneiro Albuquerque desempenhou o cargo de secretário das Cidades na segunda gestão do governador Camilo Santana, entre 2019 e 2021. Foi eleito para o nono mandato como deputado estadual. Em 2013 foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, sendo reeleito em 2015 e em 2017

Luísa Cela, secretária da Cultura (Secult):

Luisa Cela de Arruda Coelho é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com mestrado em Saúde da Família, também pela UFC. Tem ainda especialização em Arteterapia pelo Instituto Aquila. Foi diretora de Direitos Humanos do Instituto Cuca, entre 2014 e 2016, e diretora de Cidadania Cultural no Instituto Dragão do Mar. Em 2017, foi presidente do Instituto Ecoa, em Sobral. Atuou como secretária-executiva da Secult na gestão Camilo Santana. Integra o Consórcio Nordeste.

Moisés Braz, secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA):

Deputado estadual eleito para o terceiro mandato seguido, Moisés Braz Ricardo é trabalhador rural que ainda jovem iniciou sua militância na Pastoral de Juventude do Meio Popular (PJMP) e no Movimento de Educação de Base (MEB). Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Massapê, entre 1990 e 1993, e foi coordenador regional, secretário de finanças e presidente da Fetraece.

Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente:

Vilma Maria Freire dos Anjos é administradora, especialista em Gestão Pública e mestranda em Políticas Públicas. Coordenou a implantação do PPA Participativo do Estado do Ceará de 2007 a 2010. É a primeira mulher a presidir a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), cargo que ocupava desde 2019. Única mulher a presidir o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, até maio de 2022.

Antônio Nei de Sousa, secretário da Infraestrutura:

Advogado formado pela Unifor, Antônio Nei já esteve como secretário-executivo da Secretaria das Cidades. Foi prefeito, vice e secretário municipal de Pereiro. Atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa e atuou como conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Foi secretário-executivo de Pesca da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo (Setur):

Yrwana Albuquerque Guerra possui formação e pós-graduação em Turismo. Já atuou como gerente e assessora em várias áreas e diretorias da Secretaria do Turismo do Ceará e também possui experiências no turismo junto ao setor privado. Estava como secretária municipal de Turismo e Cultura de Caucaia.

Robério Monteiro, secretário dos Recursos Hídricos (SRH):

Marcos Robério Ribeiro Monteiro é empresário. Foi prefeito de Itarema por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e deputado estadual, entre 2015 e 2018. Em 2021, atuou ainda como assessor para Assuntos Federativos do Governo do Ceará. Foi eleito deputado federal em 2018, e reeleito no último pleito.

Sandra Monteiro, secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece):

Sandra Maria Nunes Monteiro é graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas. Tem especialização em Administração Hospitalar e em Fisiologia Humana; mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC; e pós-doutorado pela UFC. Atuou na docência no IFCE, UFRN e Unifor. Foi responsável pela Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secitece. É chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Rafael Machado Moraes, procurador-geral do Estado (PGE):

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Direito Público. Trabalhou no Ministério Público do Trabalho, de 2005 a 2008, período em que atuou também junto à Procuradoria Regional Eleitoral. Em 2008, assumiu o cargo de procurador do Estado do Ceará, atuando desde então junto a diversos órgãos, comitês e conselhos estaduais, com destaque para as áreas previdenciária e consultiva. Assumiu a Consultoria-Geral da Procuradoria-Geral em 2013, e, desde 2019, exercia o cargo de Procurador-Geral Executivo Assistente, coordenando juridicamente toda a atividade administrativa, consultiva e legislativa do Poder Executivo.

Socorro França, secretária dos Direitos Humanos:

Graduada em Direito, Administração e Economia e com mestrado em Direito Público, tem quase 60 anos de serviço público. Foi procuradora-geral de Justiça do Ceará por cinco mandatos; ouvidora-geral do Estado; coordenadora do Decon; assessora de Políticas Públicas sobre Drogas e integrante do Conselho de Direitos Humanos do Estado, do Conselho Superior do Ministério Público, do Conselho de Família e Cidadania, e do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor. Esteve à frente da SPS e da Sejus, e estava como conselheira da Arce.

Waldemir Catanho, secretário de Articulação Política:

Waldemir Catanho de Sena Júnior é graduado em Jornalismo pela UFC. Filiado ao PT, tem histórico de atuação nos movimentos estudantis e sindicais. Foi secretário de Governo da Prefeitura de Fortaleza de 2004 a 2012, na gestão da então prefeita Luizianne Lins.

Adelita Monteiro, secretária da Juventude:

Adelita Monteiro é comunicadora popular e artesã. Estudou Estilismo e Moda na Universidade Federal do Ceará (por concluir) e milita na Juventude desde os 15 anos, começando nas Pastorais de Juventude. Foi integrante do Movimento Hip Hop Organizado (MH2O) e fundou o Movimento Livre (passe livre), além de atuar junto a juventudes nas periferias em Fortaleza. Ministra cursos de Artesanato e possui forte presença na comunicação popular e redes sociais.

Rogério Pinheiro, secretário do Esporte (Sesporte):

Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Rogério Nogueira Pinheiro é pós-graduando em Gestão e Empreendedorismo no Esporte. Foi chefe de gabinete do diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e atuou nas secretarias do Esporte e da Segurança Pública do Estado. Estava como secretário do Esporte e Juventude

Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais:

Graduada em Engenharia Civil pela UFC e mestre em Engenharia Estrutural pela PUC-RJ. Roseane Oliveira de Medeiros já atuou na área de formação na iniciativa privada e também como professora universitária. Presidiu entidades de classe e câmaras temáticas, além de ter sido presidente do Centro Industrial do Ceará e diretora da Fiec. Estava como secretária-executiva da Indústria na Sedet.

Vladyson Viana, secretário do Trabalho:

Vladyson da Silva Viana estava como presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Atuou na formulação de diretrizes para a criação de políticas públicas para a juventude, como gerente de projetos no Gabinete do Governador e como integrante da coordenação do ProJovem Campo e Urbano. Na esfera federal, foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa no Ministério da Saúde e Diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS.

Zelma Madeira, secretária da Igualdade Racial:

Maria Zelma de Araújo Madeira é graduada em Serviço Social pela UFPI, com mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela UFC e doutorado em Sociologia pela UFC. É professora da graduação e do mestrado em Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará. De 2015 a 2020 coordenou a política de igualdade racial no estado. Naquele ano, assumiu a Assessoria Especial de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo do Ceará.

Oriel Nunes Filho, secretário da Pesca e Aquicultura:

Deputado estadual eleito para a legislatura 2023-2026. Fisioterapeuta e agropecuarista, foi chefe de Gabinete da Regional V, da Prefeitura de Fortaleza. Assumiu como suplente uma cadeira na Assembleia Legislativa na legislatura 2019-2022, atuando nas comissões de Cultura e Esportes; Orçamento; Saúde; e Viação e Transporte.

Mitchelle Meira, secretária da Cidadania e Diversidade:

Especialista em direitos humanos, Mitchelle Benevides Meira é assessora parlamentar; vice-presidente do Conselho Estadual de Combate à Violência e Discriminação LGBT; secretária estadual do LGBT do PT e membro da Secretaria Nacional LGBT do PT. Foi a primeira coordenadora nacional da política LGBT no Governo Federal, na gestão do presidente Lula, e coordenadora municipal da política LGBT, na gestão Luizianne Lins. Militante da Articulação Brasileira de Lésbicas, Marcha Mundial das Mulheres e integrante do Fórum Cearense LGBT.

Aloíso Carvalho, controlador da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE):

Aloísio Barbosa de Carvalho Neto é graduado em Direito pela Unifor, com atuação como advogado. Foi secretário de Finanças de Fortaleza, secretário-executivo da SSPDS e da Sesporte; superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará e superintendente executivo da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em 2019 assumiu como secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, cargo que já havia ocupado de 2007 a 2010

Juliana Alves, secretária dos Povos Indígenas:

Juliana Alves é Cacika Irê do povo Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz, e professora indígena. Possui licenciatura em Educação Indígena e mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Já foi diretora na Escola Indígena do Povo Jenipapo-Kanindé. É cofundadora da Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (Anmiga).

Rodrigo Bona Carneiro, Controladoria-Geral da Disciplina (CGD):

Rodrigo Bona Carneiro é mestre em Direito e Soluções Consensuais pela Unifor. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e em Direito Penal e Processual pela Escola Superior do Amazonas. Delegado de Polícia Civil do Estado do Amazonas, exerceu cargo de secretário-executivo da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará e esteve à frente da Coordenadoria de Inteligência da CGD. É titular da CGD e presidente do Conselho de Segurança Pública do Estado do Ceará.

Ada Pimentel, Conselho Estadual de Educação (CEE):

Ada Pimentel Gomes Fernandes Vieira é graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e Mestrado em Educação. Foi professora na educação básica e na Universidade Estadual do Ceará (Uece), diretora escolar, delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do Estado e presidente da TVC. Foi ainda secretária de Educação de Sobral e presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE).