PIB do Ceará fechou mais uma vez em alta no terceiro trimestre de 2022

21 de dezembro de 2022 - 16:00 # # # #

Segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPECE, o PIB no terceiro trimestre ficou em 0,50% e previsão para 2022 é de 2,10% e de 2,19% para 2023.

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará – IPEC, divulgou na última terça-feira (20), o PIB do Ceará que fechou com crescimento de 0,50% no terceiro trimestre de 2022 em relação a igual período do ano passado.

O resultado, quando comparado com o trimestre imediatamente anterior deste ano (segundo trimestre) foi de alta de 0,14% e o acumulado em 2022 atinge 1,45%.

Dentre os três segmentos do PIB cearense, o melhor desempenho ficou com o setor de Agropecuária, com 13,15% no terceiro trimestre de 2022 em relação a igual período de 2021. O setor de Serviços que apresentou evolução de 0,51%, enquanto a Indústria declinou, fechado em -5,97% no mesmo período.

Os produtos das atividades da agricultura que mais influenciaram o crescimento do setor agropecuário no terceiro trimestre foram: milho, mandioca, banana, melão e pimentão. A atividade de rebanho de bovino, após o período de seca, aos poucos vem crescendo. Galináceo indica crescimento de 11,4% e a produção de ovos taxa de 5,7% no terceiro trimestre de 2020, comparado ao mesmo período de 2021. O Ceará atualmente é o maior produtor de ovos do Nordeste.
Destaque também para a produção de leite (4,9%). A indústria de laticínios do Ceará vem incentivando e demandando cada vez mais a produção de leite no Ceará.

Outras atividades apresentaram um bom desempenho, revelando uma nítida aceleração no crescimento já observado no ano passado, como é caso dos serviços de alojamento e alimentação, que registraram crescimento de 7,97%, no terceiro trimestre de 2021 e passaram a verificar alta de 18,65% no terceiro trimestre de 2022 (3T22) e os outros serviços.

“O Ceará continua com um ótimo crescimento na agricultura. A desaceleração no setor da indústria, decorrente da área de energia, acabou impactando também no comércio. O crescimento de 0,50% é um pouco aquém do Brasil, que quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado onde a economia também sofreu uma retração. Para 2023 o crescimento deve ser de 2,19% que é a média de crescimento no Ceará, no Nordeste e no Brasil”, declarou o secretário do desenvolvimento e trabalho, Maia Júnior.

Saiba mais sobre o PIB

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.