Governo do Ceará inicia parceria H4D com Banco Mundial

19 de dezembro de 2022 - 14:53 # # # #

Ascom Adece

O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), participou, nesta quarta-feira (14), da primeira reunião de integrantes da Parceria Hidrogênio para o Desenvolvimento (H4D), liderada pelo Banco Mundial. Representando o Estado, participaram o presidente da Adece, Francisco Rabelo, e os diretores da Agência Expedito Parente Júnior (Suporte à Infraestrutura e Patrimônio) e Joaquim Perucio (Suporte a Negócios). A Adece é a única instituição brasileira a fazer parte da parceria.

O encontro foi realizado de forma virtual e reuniu membros de várias partes do mundo. Na oportunidade, foram apresentados o planejamento para a parceria em 2023 e os grupos de trabalhos, que serão divididos da seguinte forma: tecnologias de hidrogênio de baixo carbono (produção e consumo); política e regulamentos; financiamento, modelos de negócios e compras; sustentabilidade, economia circular e governança.

“A nossa participação no H4D é mais uma ação estratégica do Governo do Ceará dentro de um projeto robusto que o Estado está promovendo em prol da transição energética. Esta é uma parceria que envolve vários players globais em torno da criação de ações voltadas para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio de baixo carbono e da promoção da sua alta escala nos mercados local e mundial”, disse Francisco Rabelo.

Parceria H4D

No último dia 15 de novembro, durante a realização da COP-27, foi oficializado o início da parceria de H4D com a participação do Governo do Ceará, por meio da Adece. A iniciativa tem o objetivo de ajudar a catalisar financiamentos significativos para investimentos em hidrogênio de fontes públicas e privadas. Entre as ações propostas pela parceria está a promoção da capacitação e soluções regulatórias, modelos de negócios e tecnologias para a implantação do hidrogênio de baixo carbono nos países em desenvolvimento.

O H4D está aberto a todas as partes interessadas na temática de hidrogênio verde e já conta com vários representantes de diversos países. A parceria prevê reuniões semestrais entre os parceiros para alinhamento do programa de trabalho do H4D, avaliação do progresso das atividades aprovadas, trocas de informações sobre as atividades dos parceiros e estabelecimentos dos arranjos organizacionais para a entrega das tarefas.

Além da Adece, atualmente, listam como parceiros do H4D: Green Hydrogen Organization, NREL, Rocky Mountain Institute, Australian Hydrogen Council, RISE Research Institute of Sweden, Center for Hydrogen Energy Systems Sweden (CH2ESS), Chile Green Hydrogen Organization, Hydrogen Council, H2LAC , H2 Colômbia, H2 México e CORFO.