Novo presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueiredo toma posse

8 de dezembro de 2022 - 17:04 # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil Texto Tiago Stille e Carlos Gibaja Fotos

Além dele, mais dois membros da diretoria sênior também foram empossados nesta quinta-feira (8): a diretora vice-presidente financeira, Rebeca Oliveira, e o diretor vice-presidente operacional, Fábio Grandchamp

A governadora Izolda Cela participou, nesta quinta-feira (8), do evento de posse da nova diretoria sênior da Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Hugo Figueiredo assumiu o posto de presidente, enquanto Rebeca Oliveira é a nova diretora vice-presidente financeira, e Fábio Grandchamp se tornou diretor vice-presidente operacional.

Participaram também da solenidade, o secretário do desenvolvimento econômico e trabalho, Maia Júnior; o agora ex-presidente do CIPP, Danilo Serpa; e os prefeitos de Caucaia, Vitor Valim, e de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Ferreira Teles.

“Nós temos os ciclos necessários na administração pública, como na nossa vida também. Temos essas aberturas e conclusões de ciclos. Aqui, no Ceará, nós temos um histórico de ciclo que representa avanço, sempre. Mesmo com as diferenças necessárias, e sempre esperando algo melhor do que o que antecedeu”, declarou a governadora Izolda Cela.

Novo presidente

O engenheiro e doutor em Economia de Negócios, Hugo Figueiredo, foi o escolhido para assumir o cargo de novo diretor-presidente do CIPP. O gestor estava ocupando atualmente a presidência da Companhia de Gás do Ceará (Cegas), que assumiu em 2017. Ele sucede Danilo Serpa no cargo.

“Eu estou aqui para aprender junto com cada um de vocês. Mas, ao mesmo tempo, trazer a minha experiência em gestão pública, privada e na universidade”, comentou o novo diretor- presidente do CIPP, Hugo Figueredo.

Em seu histórico de administração, Hugo Figueredo carrega o status de secretário de Planejamento na 1ª gestão de Camilo Santana à frente do Governo do Ceará, quando ficou no cargo entre 2015 e 2017. Além disso, é professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), lotado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, sendo doutor em Economia de Negócios pela Universidade Wageningen, da Holanda; mestre em Administração de Empresas pelo Rensselaer Polytechnic Institute (EUA); e graduado em Engenharia de Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

“Esse porto é relativamente novo. Quando ele foi aberto, o objetivo era atrair grandes empreendimentos, como a siderúrgica e a refinaria. Esse porto foi evoluindo, prestando um serviço de desenvolvimento que, de fato, conseguiu atrair do Ceará essa atenção e se tornou essa estrutura que o Estado deu uma atenção maior”, discursou o novo diretor-presidente. “[O CIPP é] Fundamental para reverter os níveis de pobreza do Estado do Ceará. Ainda somos um Estado que precisa ter atenção a esse nível de pobreza, resgatar as pessoas mais pobres, menos favorecidas e trazer desenvolvimento”, completou.

O Complexo do Pecém é um espaço de impulsionamento da economia no Ceará, pois promove desenvolvimento econômico e social para o Estado. O Complexo é composto por 19 mil hectares de área e tem geografia privilegiada.

Desafios de um futuro sustentável

Atualmente, o CIPP ganha notoriedade como a Casa do Hidrogênio Verde no Brasil, pois abriga os primeiros projetos da área no Brasil. Até o momento, foram 24 Memorandos de Entendimentos assinados entre o Governo do Ceará e empresas interessadas em produzir Hidrogênio Verde. E três pré-contratos para para instalação de unidade de produção de hidrogênio.

“O desafio que se coloca diante de nós é fazer uma transição energética que consiga minimizar os efeitos das mudanças climáticas e, nesse caminho, a tradição energética para economia de baixo carbono. E é nesse momento que tudo aquilo que foi construído pelo porto consegue se materializar. Temos nisso, a oportunidade da transformação, de fato, na economia do Estado do Ceará”, enfatizou Hugo Figueiredo.

Também presente na cerimônia de posse, o secretário Maia Junior, destacou o pioneirismo do Ceará no cenário mundial sobre Hidrogênio Verde. “Esse projeto, nós encontramos para desenvolver a economia do Ceará. Essa é uma realidade próxima porque já para 2023 temos a garantia de três grandes projetos para produzir e exportar hidrogênio verde pelo Ceará. E o desafio dessa nova diretoria é enorme para implantar esse projeto, que não pode ser só lucrativo para seus acionistas. Esse projeto tem que ser muito mais lucrativo para o Estado do Ceará e pro povo cearense”, enfatizou o secretário.

O Complexo do Pecém é composto por uma área industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste; Porto do Pecém, que é um terminal off shore de classe mundial, que movmentou mais de 22 milhões de toneladas em 2021 – um crescimento de 40,7% em relação ao mesmo período de 2020, o que representou um recorde absoluto para o setor portuário do Estado; e a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) Ceará, a primeira zona de processamento de exportação a operar no Brasil, que representa mais de 50% das exportações do Ceará.

Retorno ao povo cearense

A governadora Izolda Cela, também destacou a importância das atividades do Complexo para as mais diversas áreas do sistema de desenvolvimento econômico e do trabalho cearense.

“Essa é uma das infraestruturas que possibilita que o Ceará seja referência em transição energética e tantas outras áreas”, pontuou Izolda Cela. “Nós ainda temos muitos desafios, temos trabalhado nas mais diversas áreas, mas temos que ter sempre a visão de que queremos mais investimentos, queremos a presença de empresas fortes, mas nós temos que ter o comprometimento de que isso repercuta para a população. Especialmente para aqueles que mais precisam”, finalizou a governadora.

Histórico dos demais empossados

Rebeca Oliveira

Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É também Especialista em Comércio Exterior e Gerenciamento de Mercado pela Universidade Seneca College de Toronto, Canadá. Passou por grandes empresas do setor logístico portuário, como a alemã Hamburg Süd. Em 2017, foi selecionada para o programa International Visitor Leadership Program – programa de intercâmbio profissional financiado pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA. Em 2019, assumiu a posição, que ocupa até hoje, de Diretora de Relações Institucionais do Complexo do Pecém – joint venture formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, Holanda. Foi ainda Presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Em 2020, tornou-se Conselheira do Fórum Regional Nordeste Export e do Conselho Feminino Nacional do Brasil Export. É ainda Mestranda em Gerenciamento Portuário e Logística pela Universidade de Valência, Espanha.

Fábio Grandchamp

Graduado em Engenharia Elétrica/Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É também especialista em Gerenciamento de Mudanças pelo IMD, Suíça. Na Harvard Business School, nos EUA, concluiu estudos em Estratégia Digital e Liderança para Executivos Sênior. Iniciou a carreira na Alstom Railways do Brasil. Depois se transferiu a Hamburg Süd, hoje empresa do Grupo Maersk, onde ficou 12 anos passando por posições no Brasil, Alemanha e Hong Kong. Exerceu diversas funções de liderança em áreas comerciais antes de gerenciar toda a área de suprimentos e performance operacionais da costa leste da América do Sul. Na APM Terminals, desde 2017 na Holanda, atuou como diretor de clientes globais e diretor comercial responsável pelos terminais da região Europa.