Governo do Ceará dá início a parceria de Hidrogênio para o Desenvolvimento durante a COP-27

16 de novembro de 2022 - 06:52 # # # # # #

Ascom Adece

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), participou, nesta terça-feira (15), do painel “Estratégias Nacionais de Hidrogênio para a Transição para a Segurança Energética na América Latina e no Caribe”, que aconteceu dentro da programação da COP27, realizada no Egito. Durante o encontro, mais um importante passo dentro do projeto de transição energética do Estado do Ceará foi iniciado por meio da parceria de Hidrogênio para o Desenvolvimento (H4D). A ação é liderada pelo Grupo Banco Mundial e conta com a Adece como membro. A Agência é a única instituição brasileira a compor o grupo, que também conta com várias instituições de mercado, academias e de pesquisa como parceiras.

“A nossa participação na parceria é mais uma ação estratégica do Governo do Ceará dentro de um projeto robusto que o Estado está promovendo em prol da transição energética. A H4D é uma parceria que envolve vários players globais em torno da criação de ações voltadas para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio de baixo carbono e da promoção da sua alta escala nos mercados local e mundial”, explica o presidente da Adece, Francisco Rabelo, que acompanhou de forma remota do evento. O secretário Executivo de Regionalização e Modernização do Governo do Ceará, Célio Fernando, representa presencialmente a governadora Izolda Cela e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, que lideram o projeto de transição energética no Estado.

Parceria H4D

A Parceria de Hidrogênio para o Desenvolvimento (H4D) tem o objetivo de ajudar a catalisar financiamentos significativos para investimentos em hidrogênio de fontes públicas e privadas. Entre as ações propostas pela parceria está a promoção da capacitação e soluções regulatórias, modelos de negócios e tecnologias para a implantação do hidrogênio de baixo carbono nos países em desenvolvimento.

O H4D está aberto a todas as partes interessadas na temática de hidrogênio verde e já conta com vários representantes de diversos países. A parceria prevê reuniões semestrais entre os parceiros para alinhamento do programa de trabalho do H4D, avaliação do progresso das atividades aprovadas, trocas de informações sobre as atividades dos parceiros e estabelecimentos dos arranjos organizacionais para a entrega das tarefas.

Além da Adece, atualmente, listam como parceiros do H4D: Green Hydrogen Organization, NREL, Rocky Mountain Institute, Australian Hydrogen Council, RISE Research Institute of Sweden, Center for Hydrogen Energy Systems Sweden (CH2ESS), Chile Green Hydrogen Organization, Hydrogen Council, H2LAC, H2 Colômbia, H2 México e CORFO.