Governo do Ceará visita maior parque tecnológico de Portugal

1 de novembro de 2022 - 14:51 # # # #

Ascom Adece

Armando Abreu (Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil), Francisco Rabelo (Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), Nuno Rebelo de Sousa (Presidente da Câmara de Comércio Brasil Portugal de São Paulo) e Joaquim Perucio (Diretor de Suporte e Negócios da Adece)

Com o objetivo de conhecer um dos mais eficientes cases europeus de desenvolvimento por meio de inovação e conhecimento, o Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, visitou, na manhã desta terça-feira (1º), o Taguspark, polo de ciência e tecnologia em Portugal. Participaram da missão, o presidente da Adece, Francisco Rabelo, e o diretor de Suporte a Negócios, Joaquim Perucio.

Localizado no município de Oeiras, na Grande Lisboa, o maior parque tecnológico do país gera 16 mil empregos em 150 hectares, por meio de 160 empresas e 20 startups.

“O Tagus é uma inspiração para outras regiões. O Ceará, por exemplo, tem entre os seus clusters prioritários o Polo de Inovação. As empresas instaladas no Tagus representam 17% do PIB de Portugal com apenas 1,7% da população do país. Empresas de base tecnológica têm despontado nos últimos anos e, junto ao turismo, alavancam a economia do país”, explica o presidente da Adece.

Rabelo ressalta ainda a importância da interação com outros países em prol do desenvolvimento. “Há 40 anos, a região era cercada por favelas e, principalmente nos últimos 15 anos, houve todo um trabalho para desenvolver Oeiras tendo o polo tecnológico como epicentro. Viemos conhecer de perto essa transformação que pode servir de espelho para o Ceará”, completa.

A visita faz parte de uma missão empresarial organizada pela Atlantic Hub e pela Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil. A programação inclui visitas às maiores aceleradoras e incubadoras de Portugal, encontro com investidores, visitas às maiores startups portuguesas e networking.