Embaixadora da Dinamarca visita Ceará e discute atração de investimentos com o secretário Maia Júnior

7 de outubro de 2022 - 14:38 # # #

Joanna Cruz - Ascom Sedet

A nova embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Bisgaard, que cumpre agenda de dois dias na capital cearense, se reuniu, no fim da tarde de quinta-feira (6), com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior.

A conversa girou em torno das energias renováveis, tanto sobre o potencial de crescimento do Ceará, como o exemplo da Dinamarca que pode ser seguido pelo estado.

“O Ceará avança a passos largos no desenvolvimento das energias renováveis e a Dinamarca é uma referência pra nós. Sabemos que o nosso potencial é enorme. Precisamos atrair investidores europeus que já tem expertise no ramo e fazer do Ceará uma extensão da Dinamarca”, disse Maia Júnior.

A embaixadora mostrou entusiasmo com o potencial do Ceará, destacando a infraestrutura e a educação como fortes atrativos. “O Ceará tem condições favoráveis para atrair negócios europeus e está muito bem posicionado geograficamente. Vamos voltar em breve e estreitar as relações com o governo cearense”, disse a embaixadora.

A diplomata estava acompanhada do Conselheiro Comercial e Relações Governamentais da Embaixada da Dinamarca, Danilo Guimarães Santos. Também participaram da reunião o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Júlio Cavalcante, e as coordenadoras da Sedet, Marta Campêlo e Natasha Melo.

As relações do Ceará com a Dinamarca estão cada vez mais próximas. O secretário Maia Junior esteve na semana passada nas cidades dinamarquesas de Aalborg e Esbjerg, onde visitou projetos de energia eólica offshore.

“Visitamos importantes indústrias da cadeia de energias renováveis e o primeiro parque offshore no Mar do Norte. É impressionante o tamanho e o vigor dessa cadeia produtiva, que inclui serviços de engenharia, empresas de projetos, de consultoria e de bens para a montagem das torres offshore, dos eletrolisadores. Conhecemos soluções de alta tecnologia que nos impressionaram e nos deram a certeza de que o Ceará percorre o caminho correto na direção dessa nova economia”, finalizou Maia Júnior.