No PEC Nordeste, Sedet destaca potencial da produção de peixes e outros produtos associados à aquicultura

30 de junho de 2022 - 12:39 # # #

Em palestra realizada hoje (30/06) durante o evento PEC Nordeste, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, Pedro Henrique Martins Lopes, coordenador da Pesca e Aquicultura da Sedet, destacou o potencial que o Ceará possui tanto nos seus de 573 quilômetros de litoral, estuários (conjunção de rios com o mar) e também nas áreas interiores do estado.

“Desde a produção de peixes ornamentais até a captura de atuns e afins em alto-mar nós temos um grande potencial a desenvolver. E o Governo do Ceará vem trabalhando parcerias para dinamizar esse importante setor. Lembrando que não é só a produção e pesca, mas temos muitos produtos derivados, que vão do segmento de medicamentos até cosméticos”, afirmou Pedro Henrique Martins Lopes.

Durante o evento, também foi debatido o potencial de crescimento do cultivo de camarão no Ceará. O Setor tem crescido no Ceará, e avançado para áreas fora do litoral. Entre os anos 2016 e 2021, a quantidade de produtores subiu de 700 para mais de 1500”, observou Itamar Rocha, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABBC) durante o evento.