Sedet e vinculadas participam da 25° edição da PEC Nordeste, que começa nesta quarta- feira (29)

28 de junho de 2022 - 19:03 # #

Entre os dias 29 e junho e 01 de julho , o Centro de Eventos do Ceará recebe a vigésima quinta edição da feira PEC Nordeste, evento que integra produtores rurais, fornecedores de insumos e atacadistas do setor agropecuário.

Na programação deste ano, doze segmentos do agronegócio cearense têm atenção especial nas palestras, oficinas e debates acadêmicos. Temas que vão do potencial da pesca no litoral cearense à produção de mel e flores em determinadas regiões do estado.

O evento também homenageia o secretário executivo do agronegócio da Sedet, Sílvio Carlos Ribeiro, engenheiro agrônomo e pós-doutor em desenvolvimento no desenvolvimento de áreas irrigadas, cuja missão é agregar valor ao agronegócio cearense.

O secretário Sílvio Carlos estima que após seis anos de estiagens e problemas relacionados à Covid-19, o agronegócio cearense tende a crescer 20% em 2022 ante o ano anterior. E além dos produtos tradicionais outros vão participar desse crescimento.

Ele cita, por exemplo, as frutas conhecidas como “berries” (morango, framboesa, mirtilo e mais recentemente o açaí).  “São produtos de alto valor agregado

e que têm grande demanda no mercado nacional e no exterior. Também a produção de cacau no Ceará”, observa.

Sílvio Carlos também menciona o grande potencial da pecuária de leite no Ceará, que mesmo em anos de poucas chuvas não só manteve, mas elevou a produção. “A PEC Nordeste é momento de fazer essas avaliações e diretrizes para desenvolver o setor”, avalia.

Na PEC Nordeste 2022 o Governo do Ceará, por meio da Sedet ocupa estande que congrega outras entidades vinculadas, a exemplo do Complexo do Pecém, Adagri e Adece. Também participam empresas (start-ups) que desenvolvem soluções para o agronegócio.