Feira Impulsiona Cariri, realizada pela Adece e Centec, com apoio da Sedet, marcou a retomada de eventos presenciais na região

29 de abril de 2022 - 17:39 # # # # # # #

O segundo Evento Regional – Feira Impulsiona-CE, aconteceu em Juazeiro do Norte, Região do Cariri, nos dias 28 e 29 de abril. O evento fez parte das iniciativas do “Programa Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais”, realizado através da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet). A feira teve como objetivo: criar uma grande vitrine que gere novos negócios para os Arranjos Produtivos Locais caririenses.

A programação híbrida (presencial e on-line) contou com exposições e vendas de produtos dos arranjos produtivos locais identificados, além do ciclo de palestras que propiciou a troca de experiências e uma série de apresentações dos resultados obtidos pelo Programa.

Diversos palestrantes participaram da Feira, entre eles o secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy MontenegroVasconcelos, o diretor de Fomento da Adece, Luis Eduardo Fontenelle Barros, o presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, o reitor da Universidade Regional do Cariri, Francisco do Ó Lima Júnior, além professores e técnicos que compartilharam os resultados do Projeto. Todos eles trouxeram a sua experiência e conhecimento, que ajudaram a refletir sobre a economia regional com foco nos aglomerados existentes da região.

Durante a Feira Impulsiona Cariri, um espaço foi reservado para exposição com stands de produtos de alguns dos aglomerados produtivos/APL presentes na região (Associação dos ferreiros e cuteleiros de Potengi, Coopedras – Pedra cariri – Nova Olinda, Sindindústria – Calçados Cariri, Associação de Artesãos – Mestre Noza – Artesanato de madeira, Associação de Artesãos – Mãe das dores – Artesanato de palha, Vieira alumínio – metal mecânico em Juazeiro do Norte, Secretaria de turismo e romaria – turismo religioso de Juazeiro do Norte).

O evento contou com um público presencial de 300 pessoas e cerca de 1300 participações de forma virtual, no canal do Centec no Youtube. O evento marcou a retomada de eventos presenciais na região, além de gerar debates e possibilitar a comercialização de produtos advindos dos APL participantes.