Governo do Estado, por meio da Sedet, apoia  o programa Território Empreendedor, promovido pelo Sebrae-Ce em parceria com a CSP

11 de abril de 2022 - 17:32 # # #

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) também é parceira do programa Território Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Para o secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos, o objetivo é capacitar pequenos negócios a tornarem-se aptos a fornecerem produtos e serviços para as empresas instaladas no Complexo do Pecém. “É uma forma de ajudar na formalização de empreendedores do entorno da Siderúrgica. Fazendo com que esses comerciantes ou prestadores de serviços comecem a trabalhar para grandes empresas do estado e até mesmo serem fornecedoras do próprio Estado, por meio do programa Compras Governamentais”, explicou Kennedy.

Nesta segunda-feira (11), foram abertas as inscrições para empresas cearenses participarem da 2ª Trilha de Capacitações do programa Território Empreendedor. Poderão participar microempreendedores individuais, empreendedores de Microempresas e de Empresas de Pequeno Porte  em todo o Ceará.

As empresas selecionadas terão cerca de 100 horas de workshops online e consultorias individuais, por meio de seis módulos: Gestão da Qualidade; Gestão de Compras e Estoques; Gestão de Projetos; Gestão Financeira; Orientação ao Crédito; e Dicas para Fornecedores CSP.

Saiba mais

Ao longo do ano de 2021, 38 micro e pequenas empresas da região de São Gonçalo do Amarante (SGA), onde a CSP está instalada, participaram da primeira Trilha de Desenvolvimento de Fornecedores. Atualmente, esses empresários de SGA e Caucaia estão participando da etapa final do programa, em que recebem Consultorias e participam do Encontro de Negócio. A formação é gratuita aos participantes.

O articulador do Sebrae em Fortaleza e na Região Metropolitana, Pedro Silva, destaca que esta é a sequência de um trabalho conjunto que busca contribuir para a melhoria da competitividade das empresas cearenses.  “Dentro desta parceria entre Sebrae e CSP, a gente vem, deste o ano passado, desenvolvendo um primeiro ciclo do Programa de Encadeamento Produtivo, capacitando empresas de São Gonçalo e de Caucaia em qualidade e gestão para que elas possam estar aptas a fornecer para grandes empresas, como as do Complexo Industrial Portuário do Pecém. E, agora, neste segundo ciclo, estamos ampliando para a participação de empresas de todo o Ceará”.

A gerente de Relações com Comunidades da CSP, Cristiane Peres, destaca que o programa tem uma função social de grande alcance. “Tem sido crescente o número de empresas participantes do Território Empreendedor que estão fornecendo produtos e serviços para a CSP. Queremos, cada vez mais, integrar essas empresas locais à cadeia produtiva da CSP e de outras indústrias. Isso gera mais emprego e renda, impulsiona a profissionalização dos jovens e coopera com um desenvolvimento sustentável da região”, comemorou Cristiane Peres.

Até 2023, a siderúrgica tem como meta ampliar a compra de fornecedores de SGA e Caucaia, em especial, os produtos e serviços de nove categorias. São elas: alimentação; material de escritório; material de informática; uniformes; barra/perfil/cantoneira; lavagem de veículos; material de construção; gráfica/reprografia e madeira. “É missão da CSP produzir aço de forma segura, cuidando das pessoas, promovendo o desenvolvimento regional. O programa Território Empreendedor é uma expressão desse compromisso. Ele coopera para amenizar a crise financeira provocada pela pandemia de Covid-19 e fortalecendo os pequenos negócios existentes”, destacou Ricardo Parente, gerente geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com Comunidade da CSP.

*Com informações da Assessoria do Sebrae e CSP.