Maia Júnior destaca qualidades do Ceará para atração de investimentos em Energias Renováveis
31 de março de 2022 - 12:45 #energias renováveis #H2V #Hidrogênio Verde #HUB de Energias Renováveis #Hub de Hidrogênio Verde
Darlan Moreira
Em reunião virtual com Câmara de Comercio Brasil-Itália ( 30 de março), que tratava de possíveis investimentos em energias renováveis, o secretário do desenvolvimento econômico e trabalho, Maia Júnior, destacou o potencial do Ceará para produção de energias renováveis, principalmente em relação a hidrogênio verde.
Em relação ao Ceará, há 17 memorandos de entendimentos já assinados e outros quatro em andamento. Numa estimativa modesta, há possibilidade de atrair US$ 12 bilhões em investimentos em dez anos com geração de 8 GW de energias renováveis, avaliam técnicos do governo estadual.
Considerando todo o potencial e as cadeias produtivas associadas ao hidrogênio verde esse valor pode chegar a US$ 25 bilhões nos próximos dez aos. “O Ceará, que já é exportador regional de energia tende a se firmar como uma referência no Brasil em produção de energia limpas”, afirmou Maia Júnior durante o evento.
Maia Júnior também destacou o pioneirismo do Ceará na produção energias renováveis no Brasil. “Hoje temos grandes empresas de produção de componentes para energia eólica, uma expansão de projetos em energia solar e mais recentemente a combinação dessas fontes com o hidrogênio verde”, observou.
O secretário Maia Júnior também mencionou durante o evento outras possibilidades do Ceará em relação ao intercâmbio ítalo-brasileiro. “Já temos no Ceará grandes empresas italianas, a exemplo da Enel, e boas boas e oportunidades nos segmentos do agronegócio de frutas, pescados e turismo”.