Sedet abre seminário do agronegócio cearense

29 de março de 2022 - 14:51 # # # #

Darlan Moreira

O secretário-executivo do agronegócio da Sedet, Sílvio Carlos, abriu o 3º Seminário Agrosetores Ceará, que teve início na manhã de terça feira (dia 29) e encerramento previsto para a noite de quarta-feira (dia 30), no Centro de Eventos do Ceará.

O evento, que conta com o apoio de várias entidades, entre as quais a Sedet/Adece, tem como objetivo principal avaliar dificuldades, desafios e oportunidades para o agronegócio cearense, observou na ocasião o secretário-executivo da Sedet, Sílvio Carlos.

“É também um momento para reunir produtores rurais, da indústria de alimentos, lideranças de várias cadeias produtivas e outras secretarias estaduais para traçar estratégias e planejar o desenvolvimento do agronegócio para os próximos anos”, acrescentou.

Nesse processo, ele destacou o papel que o Governo do Estado está desempenhando. “Temos, desde 2018, na área de desenvolvimento econômico (Sedet), antes voltada mais para a indústria, uma secretaria-executiva dedicada ao agronegócio”.

Sílvio Carlos também disse que houve uma reformulação no que se refere às câmaras setoriais do agronegócio, para possibilitar maior integração entre os segmentos e maior agilidade – vez que muitos desses negócios se comunicam com outros.

Amílcar Silveira, o presidente da Federação da Agricultura do Estado Ceará (Faec), realizadora do evento, destacou que estão acontecendo avanços importantes na relação entre os produtores rurais e órgão governamentais cearenses.

“Antes eram, em média, 211 dias para o produtor obter uma outorga para uso da água. Esse processo tende a se resumir a sete dias. A área de meio ambiente também está simplificando o licenciamento. É uma parceria que tem dado frutos”, afirmou.