Indústria e serviços impulsionam PIB cearense

17 de dezembro de 2021 - 11:20 # # # # # #

Ascom Ipece e Sedet

Impulsionado pelos segmentos Indústria e Serviços, o Produto Interno Bruto (PIB) cearense fechou com crescimento de 4,78% no terceiro trimestre de 2021 em relação a igual período do ano passado. Com relação ao trimestre imediatamente anterior (2º trimestre/2021), o índice ficou em 3,25%. O acumulado no ano atingiu 7,81% e em 12 meses 5,58%. Os quatros resultados do Ceará superaram os do Brasil, respectivamente, 4,0%, -0,1%, 5,7% e 3,9%. Os números constam do trabalho PIB Trimestral do Ceará – 3º Trimestre de 2021 (Dezembro), que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

As boas notícias relacionadas ao PIB também são para as previsões de fechamento do índice, tanto para este ano, bem como para 2022. Os analistas de políticas públicas do Ipece esperam crescimento de 6,24% para a economia cearense em 2021, número que, se confirmado, é maior que o previsto para o Brasil, de 4,65% (Boletim Focus do Banco Central do último dia 10). De acordo com o documento do Ipece, a “previsão para o Ceará se mantém acima do projetado para economia brasileira, cuja taxa é de 4,65%, que é inferior a taxa registrada em setembro, de 5,04%”. Já para 2022, a previsão do PIB estadual é de 1,25%, também maior que a nacional, de 0,5%.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, “o resultado não é apenas uma contribuição da Sedet, é também uma contribiuição da Secult, com a economia criativa; da SDA, com a Agricultura familiar; do Turismo, que está se recuperando. São  esforços de várias políticas publicas que estão fazenda essa melhoria do desenvolvimento econômica. Estou muito feliz pois as principais metas traçadas pela Secretaria que eu dirijo estão sendo cumpridas. Nós estamos aumentando o número de empregos, aumentando o PIB e a massa salarial. Eu trabalho com esses 3 números e eles sintetizam essa realidade de transformação  econômica. O Ceara tá mudando, fazendo uma  grande transição na sua economia. Uma transição energética pois somos principais atores do mundo e temos grande perspectiva nesse projeto de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde”, afirmou Maia Júnior.

O secretário ressaltou ainda que o fechamento do ano  traz no bojo a maior geração de empregos no Ceará – a maior dos últimos 25 anos; a maior balança comercial –  importações e exportações cearenses dos últimos 20 anos; o maior número registrado de movimentação portuária; o maior saldo de novas empresas – quase 68 mil, até novembro; o crecimento das exportações de pescado – Ceará ultrapassou pela 1ª vez o Pará e o tradiconal estado exportador de pescado que é Santa Catarina; e as exportações de frutas –  cresceram 38 %.

“É apenas o início de uma caminhada que, com as recomendações do Plano Ceará 2050, nos próximos 30 anos,  no fim de um ciclo de  duas gerações nós seremos um estado desenvolvido”, finalizou o titular da Sedet.

Clique aqui e acesse a  Apresentação do 3º PIB Trimestral do Ceará 2021.

Clique aqui e acesse o  Ipece Conjuntura 3º Trimestre 2021.