Secretários da Sedet visitam unidade da Fiocruz, no Eusébio
16 de setembro de 2021 - 11:58
O Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, acompanhado do secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Júlio Cavalcante, visitou a sede da Fiocruz Ceará, no Eusébio, na manhã de quarta-feira (15/09). Os secretários foram recebidos pelo coordenador Carlile Lavor, e pelo pesquisador Odorico Monteiro, coordenador da Câmara de Inovação, Produção e Empreendedorismo, para conhecer as instalações da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará e discutir os próximos passos para o desenvolvimento do Distrito de Inovação em Saúde no Eusébio.
A visita começou pela Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid -19, equipamento inaugurado há um ano, para auxiliar na ampliação da capacidade nacional de processamento de amostras, ação fundamental no enfrentamento da pandemia. Durante uma reunião com a equipe de gestores da Unidade, os secretários conheceram detalhes dos trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios de Sorologia e de Biologia Molecular.
O grupo também esteve no bloco de pesquisa, onde funcionam os laboratórios de biotecnologia e na Sala-Cofre, uma espécie de datacenter, semelhante ao utilizado pela farmacêutica americana Moderna. O equipamento funciona como espelho da Sala-Cofre do Rio de Janeiro, protegendo os dados processados na Rede Fiocruz contra danos causados por fogo, calor, umidade, poeira e impactos.
Em seguida, a comitiva se reuniu virtualmente com a presidência da Fiocruz para alinhar os objetivos e iniciativas para a implantação do Distrito de Inovação em Saúde do Eusébio. Participaram o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, o diretor do Instituto de Biologia Molecular, Pedro Barbosa e o coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha.
O secretário Maia júnior colocou a estrutura da Sedet à disposição para ajudar no desenvolvimento e fortalecimento do Pólo de Saúde. “Nosso papel é extamente atrair empresas para gerar empregos aos cearenses. Temos várias frentes que podemos atuar, como por exemplo, a cadeia de logística, que é trabalhada muito bem pela equipe do secretário Júlio, o IDT com a capacitação de mão de obra, entre outras”, destacou.