Evento na Faculdade CDL é realizado pela Sedet para divulgar Edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação em parceria com os Corredores Digitais

30 de julho de 2021 - 17:08 # # # # # # # # #

O Programa Clusters Econômicos de Inovação foi tema de encontro realizado pela Sedet e parceiros na manhã dessa quinta-feira (29), na Faculdade CDL Fortaleza. O evento serviu para divulgar o Programa e dar detalhes do Edital lançado em parceria com os Corredores Digitais para a Região Grande Fortaleza.

Estiveram presentes o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante; o secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Francisco Carvalho, o Reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando dos Santos;  o Pró-Reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da UFC, Augusto Albuquerque; o Presidente da CDL Fortaleza, Francisco de Assis Cavalcante; o Superintendente da Faculdade CDL, Lourenço Damata; Samuel Façanha Câmara, Pesquisador-Chefe de Inovação da Sedet e Secitece; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação doIFCE, Joélia Marques; a Diretora do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão da Unifor, Danielle Coimbra; o Diretor Técnico do Sebrae, Alci Porto; o Consultor de Relacionamento Institucional do Senac, Luis Antonio Rabelo; e o Diretor do Senai, Paulo André Holanda.

O Diretor de Inovação da Funcap, Jorge Soares, acompanhou a cerimônia por meio virtual. Também foram apresentados os 11 Pesquisadores Regionais selecionados para apoiar o desenvolvimento de soluções para os problemas de 7 Clusters da Região da Grande Fortaleza.

O programa ofertará capacitação e bolsa remunerada aos participantes. Durante o evento, foi detalhado como serão selecionados os projetos de empreendedores pelo Edital.

O ciclo 2021 busca soluções para os problemas priorizados em 24 clusters de 9 regiões do estado do ceará. Dentre elas, a região da Grande Fortaleza, composta pelos municípios de: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, São Luiz do Curu e Trairi.

“Este momento do Cluster é uma transição importante porque começa a materializar o trabalho de 2 anos e meio que iniciou com Sedet e Secitece, mas logo inseriu as Instituições de Ensino, as entidades empresariais e o sistema S. Agora estamos na fase de iniciar a transformação de problemas em soluções, um trabalho conjunto de Pesquisadores, Setores empresariais e startups. Hoje foi a vez de Fortaleza, semana passada estivemos em Sobral, na Serra da Ibiapaba e no Litoral Norte com eventos semelhantes. São 9 regiões do Estado, com 43 pesquisadores já trabalhando em 49 problemas e o próximo passo será escolher ate 48 startups, através do edital hoje propagado, que implementarão as soluções”, explicou o secretário executivo da Sedet, Júlio Cavalcante.

Para assitir ao evento, acesse: https://youtu.be/i0Fd55O96QI