Primeira torre de energia éolica offshore no Ceará será construída próxima ao Pecém 

19 de julho de 2021 - 16:45 # # # # # # # #

A parceria para construção da torre piloto foi fechada entre três empresas e terá potência de 15MW 

A primeira turbina para geração de energia eólica offshore (dentro do mar) no Ceará já está em fase de licenciamento ambiental e outras autorizações bem avançadas para a implantação. O assunto foi tema de reunião na última sexta-feira (16), entre o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet),  Maia Júnior, e representantes das empresas Mingyang,  Saipem e BI Participações e Investimentos.

A torre piloto terá 15MW de potência e será construída próximo ao Porto do Pecém. Para o secretário da Sedet, esse acordo representa um passo importante para o desenvolvimento do Ceará. “Atualmente temos vários projetos de energia offshore atraídos  em processo de licenciamento no Ibama que somam mais de 6 GW. Esses projetos serão os grandes produtores de energia que será utilizada na produção do Hidrogênio Verde”, ressaltou Maia Junior.

A secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, ressaltou a importância dessa iniciativa . “Certamente essa torre piloto ajudará na instalações dos próximos parques offshore que em breve estarão em funcionamento ao longo do nosso litoral. Servirá de experiência para estudos e aprendizado”, afirmou Roseane Medeiros.

O cronograma se inicia agora  com as tratativas de obtenção das licenças, que podem levar até 12 meses. Após as licenças concedidas, serão necessários mais 6 meses para implantação e início de operação da turbina.  Dependendo das condições de obtenção das licenças, venda da energia gerada e outros resultados favoráveis, o projeto piloto poderão ser instaladas outras duas turbinas de potência variada para testar diferentes modelos de aerogeradores offshore.