Jucec promove treinamento de assinaturas avançadas para contadores
22 de março de 2021 - 15:29 ##Jucec #Assinaturas Eletrônicas #Contadores #CRC #Documento Eletrônico #Sescap #Treinamento
O evento ocorreu virtualmente nos dias 12, 15 e 17 de março às 10h com o propósito de ensinar os contadores sobre a nova forma de assinar documentos eletronicamente.
Mais de 200 contadores participaram do treinamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), nos dias 12, 15 e 17 de março às 10h, sobre o novo sistema de assinaturas de documentos eletrônicos, denominado “assinaturas avançadas”. No encontro realizado online, foi apresentado o que são as assinaturas avançadas, como se operacionalizam e como funciona o novo processo de assinaturas via Gov.br.
Além disso, foi mostrado em tempo real o processo de assinatura de um documento eletrônico, exemplificando o passo a passo através do portal de serviços da Jucec. Durante o treinamento, os contadores foram orientados sobre os novos procedimentos e outras mudanças de fluxos internos, de recepção dos documentos e sobre as especificidades dos processos de registro de empresas com o novo sistema de assinaturas.
Ao final, os contadores puderam tirar suas dúvidas a respeito das mudanças nas assinaturas de documentos. De acordo com o vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, “o processo de assinaturas avançadas trará mais celeridade, simplificação e segurança para os registros empresariais, além de facilitar ainda mais para os advogados, contadores e todos os cidadãos que utilizam o sistema da Junta Comercial. Por isso, estes treinamentos beneficiam a classe que usa esses serviços.”, explica.
O evento foi previamente divulgado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescap). O encontro contou com a participação do vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, do gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Jucec, Carlos Eugênio, e do coordenador técnico do convênio empreendedor digital do Sebrae, Alex Barbosa.
A assinatura avançada já disponível no Ceará desde do dia 18 de março, facilitando ainda mais o processo de abertura de empresas, ao possibilitar uma forma gratuita para assinatura de documentos digitais, além de ser seguro e 100% digital, seguindo o que determina a Lei nº 14.063. Este novo sistema é uma maneira de unificar o processo e trazer mais segurança para o cidadão no momento de registrar seu documento eletronicamente, visto que, será realizado exclusivamente pelo portal do governo federal.