Alunos do IFCE, vencedores do Huawei ICT Competition 2020, visitam a Sedet
2 de dezembro de 2020 - 09:14 #Competição #Huawei #IFCE #inovação #Porgrama Clusters Econômicos de Inovação #sedet
Estudantes cearenses se destacaram em mais uma importante competição internacional. Três alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Fortaleza conquistaram o 1º lugar da etapa brasileira da Huawei ICT Competition. Sarah Sales, Pedro Isaias Rocha e Ruan Italo também ficaram em 3º lugar na América Latina e 3º lugar no Mundial da competição destinada a estudantes de instituições de ensino superior de todo o mundo, que desejam ingressar no programa Huawei ICT Academy.
A equipe de Network vencedora da 5ª edição da competição, acompanhada dos professores Moacyr Regys, Wally Menezes e Edson Almeida, foi recebida na manhã desta terça-feira (01) pelo secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante. Expedito Parente Júnior, da Coordenadoria de Atração de Negócios de Inovação da Sedet, também participou do encontro.
Para o secretário executivo Julio Cavalcante, o IFCE tem sido um grande parceiro das nossas iniciativas de apoio a inovação para o desenvolvimento econômico, como por exemplo no caso do Programa Clusters Econômicos de Inovação. “A vitória destes jovens concorrendo com as equipes das melhores universidades do Brasil e do mundo, em uma competição organizada pela Huawei, uma das maiores empresas de TIC do mundo, nos confirma a importância de apostar neste Capital Humano do Ceará para dar um salto no Desenvolvimento Econômico e Social do Ceará.”
“Quero agradecer primeiro a Deus por mais essa conquista e à Huawei pela oportunidade de participar dessa competição que só vem acrescentando a cada novo desafio. Também agradeço e parabenizo meus companheiros de equipe, Pedro Isaias e Ruan Ítalo, pela grande equipe que nos tornamos”, disse a aluna Sarah Sales.
Saiba mais
A ICT Competition de 2019-2020 teve a participação de 120 mil estudantes de 2000 instituições de ensino, envolvendo mais de 70 países. A competição prática consiste em duas trilhas: a Trilha de Network e a Trilha de Cloud, com foco no conhecimento teórico de TIC dos alunos, habilidades práticas e capacidade de trabalho em equipe. A Trilha de Network envolve conteúdos como Infraestrutura de Rede, Segurança e WLAN.
Por meio dessa competição, a Huawei tem como objetivo fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando assim seus conhecimentos de TIC e habilidades práticas. Este concurso também visa estimular o pensamento criativo dos alunos em relação ao uso de novas tecnologias e plataformas.