Sistema Sedet marca presença no primeiro dia do Ceará Global

26 de agosto de 2020 - 12:47 # # # # # # #

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, participou, na noite de terça-feira (25), do painel “Ceará Veloz” na quarta edição do evento Ceará Global. O bate-papo também contou com a presença do conselheiro do HapVida, Geraldo Luciano, e foi mediado pelo jornalista Marcos Tardin.

O secretário da Sedet ressaltou a importância das iniciativas previstas pelo Programa Ceará Veloz, com foco na redução das desigualdades sociais. “Temos importantes avanços na educação, infraestrutura e gestão pública. E o Ceará Veloz vem para mostrar que o Estado está preparado para receber o investidores, ou seja, que o Ceará é um bom lugar para se investir”, afirmou Maia Júnior.

O evento teve início na terça-feira (25) pela manhã, e na abertura contou com a participação do presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Eduardo Neves, representando o Governo do Ceará. Eduardo destacou a importância da conexão entre governo, entidades de classe, iniciativa privada e academia. Ressaltou ainda o momento favorável para a internacionalização do Estado com a trinca de hubs. “O Estado do Ceará está dotado hoje de infraestrutura capaz de dar condições para que possamos acessar o mercado internacional, tanto da forma aérea, quanto pelos portos e também pelo hub.

Logo após a abertura, o secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação, Júlio Cavalcante, participou do painel “Os Clusters da Economia da Inovação do Ceará”. Em seguida a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, marcou presença no painel “Uma Radiografia do Investimento Estrangeiro no Ceará”, juntamente com o analista da Apex Brasil Nordeste, Sérgio Ferreira, com mediação do vice-presidente da Câmara Brasil Portugal/CE, Rômulo Alexandre Soares.

No painel, Carolina ressaltou o que tem sido feito para a atração de investimento estrangeiro ao Estado e como a Jucec auxiliou no processo. “O Governo do Estado do Ceará teve uma visão muito oportuna e fez isso com os hubs – aéreos, marítimo e tecnológico -, o que foi fundamental para atrair investimentos estrangeiros. Além disso, conseguimos, nos últimos 4 anos, mudar a visão cartorial da Junta Comercial e torná-la um agente de desenvolvimento econômico, pois a Autarquia é a porta de entrada para instalação das empresas estrangeiras, sendo necessário ter um ambiente de negócios favorável à atração de investimentos. Hoje, é possível formalizar uma empresa de baixo risco em 36 horas, de forma 100% digital”, completou.

Ceará Global

Através de transmissões virtuais, os participantes desta edição do Ceará Global terão acesso a mais de 50 palestras, cases e workshops, conduzidos por mais de 150 profissionais localizados em diversos países, discutindo os principais temas que envolvem o comércio exterior e o investimento estrangeiro no Ceará.

O Ceará Global é uma iniciativa articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), com a co-realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (SEBRAE/CE), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (FECOMÉRCIO/CE), Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (UNIFOR), apoio institucional da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), organização da Prática Eventos e Muvon e tem o Jornal O Povo como media partner.

Serviço:

Ceará Global 2020: o futuro 360º