Adagri realiza fiscalização de prevenção da praga do Bicudo-do-Algodoeiro em Paromoti
26 de agosto de 2020 - 08:52 #Algodão #Bicudo do Algodoeiro #Cultura do Algodão #Fiscalização
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet), realizou uma fiscalização do processo de destruição dos restos da cultura do algodão no município de Paromoti, região Norte do Estado.
A ação, coordenada pelo fiscal agropecuário Rildenio Renato Cavalcante, aconteceu no último dia 20 em cumprimento a Portaria n° 022, de 27 de Fevereiro de 2020, que estabelece medidas fitossanitárias para prevenção e o controle da praga bicudo-do-algodoeiro e fixa critérios para o cultivo de algodão no estado do Ceará.
Os fiscais repassaram informações sobre as principais diretrizes contidas na portaria como: cadastramento das áreas de algodão (Unidades de Produção – UP) na Adagri, medidas de controle do bicudo do algodoeiro, eliminação de plantas tiguera e dos restos culturais ao final da colheita, e vazio sanitário.
Após a fiscalização, a equipe da Adagri se reuniu com representantes da Secretaria de Agricultura do Município, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Sindicato Rural local, com o intuito de divulgar e discutir a portaria.