Empresa de tecnologia abre unidade no Ceará e deve contratar, inicialmente, 150 pessoas
24 de agosto de 2020 - 13:05 #Capital Humano #Computação #Educação #FitBank #Secitece #sedet #Tecnologia da Informação
A empresa, com sede em São Paulo, decidiu abrir uma unidade no Ceará de olho nos profissionais do mercado
Uma empresa paulista, que oferece soluções bancárias aos mercados nacional e internacional, decidiu abrir uma unidade em Fortaleza. É que o Ceará vem chamando atenção do mercado nos quesitos capital humano e educação, com mão de obra qualificada. A unidade de Fortaleza conta com 150 posições e até agora foram contratados 78 pessoas, entre desenvolvedores, programadores e analistas.
“Sabemos que os cearenses são muito disputados pelo mercado quando se formam no ITA e IME, e também temos a informação que há muitos cursos de informática no Estado bem conceituados pelo MEC. Nós viemos para aproveitar essa mão de obra direto da fonte e que está ficando cada vez mais escassa no mercado de São Paulo,” ressaltou Rener Menezes, sócio fundador e CTO do FitBank.
O salário dos funcionários do Ceará será igual ao dos colaboradores que ocupam a mesma função na unidade de São Paulo. A empresa já está funcionando em Fortaleza desde dezembro de 2019.
Os sócios do FitBank também já pensam na interiorização da empresa. Recentemente eles visitaram o Campus da UFC de Quixadá que possui 5 cursos de computação. Para o secretário executivo de Comércio e Serviços e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante, a interiorização do Ensino Superior e Profissionalizante no Ceará, somado a ampla conectividade em Internet de alta velocidade do Cinturão Digital ligado aos Cabos Submarinos, traz uma oportunidade única de Geração de excelentes oportunidades de emprego e empreendedorismo, associadas a esta Economia do Conhecimento, cujo carro chefe é o Setor de Tecnologia de Informação e Comunicação.
“Temos 3 Universidades Federais, 3 Estaduais, 33 Campos do IFCE e 122 escolas profissionalizantes Estaduais, presentes em todas as Regiões do Estado, com cursos bem avaliados e estudantes ávidos por resolver problemas, apoiados por seus professores jovens doutores com experiência internacional. Este Ecossistema possibilitou a Sedet, em parceria com a Secitece, propor uma Iniciativa chamada Clusters Econômicos de Inovação, que usa a Inovação para tornar mais competitivos os setores econômicos de maior potencial de cada região, com apoio destas Instituições de Ensino interiorizadas”, explicou Júlio Cavalcante.
Saiba mais
Criado em 2015, o FitBank é responsável por mais de 75 mil contas virtuais. Até o final deste ano, a empresa deve movimentar mais de R$ 5 bilhões em transações financeiras. A instituição de pagamento é regulada pela lei 12.865/2013 ART. 6º, pelo Banco Central (BC) e pela circular 3.680/2013 ART. 2º. Com crescimento dobrado a cada trimestre e por ter operado mais de R$ 2 bilhões em 2019, está prestes a obter a autorização do BC para operar no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Em julho de 2020, o FitBank recebeu um investimento estratégico do J.P. Morgan, se tornando seu parceiro de tecnologia na América Latina. Esta é a terceira rodada de captação de sócios, uma vez que anteriormente já tinha atraído 3 fundadores do XP e 2 ex Altos Executivos do Goldman Sachs. Com a entrada do novo sócio, a empresa planeja ganhar rápida escala, a partir do desenvolvimento de novas soluções tecnológicas financeiras que atendam demandas do próprio banco e possam também ser ofertadas para novos clientes nos mercados brasileiro e global.
A parceria com o J.P Morgan, que está presente em mais de cem países, vai permitir que as soluções criadas sejam oferecidas a outros mercados. Nesta primeira fase, as ferramentas, ainda em fase de desenvolvimento, serão disponibilizadas para a América Latina e o Estados Unidos. Posteriormente, devem chegar também à Europa e Ásia. A previsão é que a expansão internacional seja acelerada a partir de 2021.
Entre os principais produtos oferecidos ao mercado nacional, está o Sistema de Pagamentos Instantâneos, ou PIX, que chega como mais uma funcionalidade a ser agregada à tecnologia da empresa. Outra novidade é a emissão de cartões pré-pagos da Elo para clientes atuais e futuros, com a distribuição de cartões físicos e virtuais. O principal diferencial desse serviço para empresas que queiram incrementar seus ecossistemas é que o saldo integral é vinculado ao saldo da conta, oferecendo uma experiência de open banking total aos usuários.
Os clientes do FitBank também já contam com saques 24h através de QR Code, sem que seja necessário o uso do cartão. Essa solução passou a ser disponibilizada ao final de 2019, após a instituição se tornar um dos parceiros TecBan para a conectividade ao HubDigital. Por meio do app ou via API, os clientes podem sacar dinheiro nos terminais da marca TecBan (24hs) via QR Code. O saque digital também está atrelado ao saldo da conta digital da plataforma para os clientes que desejarem um ecossistema financeiro completo. Além de Instituições Financeiras o FitBank também provê serviços financeiros tecnológicos para Empresas, como por exemplo do Setor de Logística e do Agronegócio.