Ipece atualiza mapa com a classificação dos municípios em relação as fases do plano de retomada da economia
13 de julho de 2020 - 11:07 #Fases do Plano #Ipece #Mapa do Decreto #Seplag
Ascom Ipece
O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), atualizou o mapa contendo a classificação dos municípios quanto as fases do Plano de Retomada da economia cearense, com base no Decreto Estadual n0. 33.671, publicado no Diário Oficial do dia 11 de julho.
O referido Decreto prorrogou o isolamento social no Estado, renovando às ações de isolamento social e de sua regionalização como políticas públicas de enfrentamento da pandemia. O citado mapa foi elaborado pelos Analistas de Políticas Públicas do Instituto Cleyber Nascimento de Medeiros e Alexsandre Lira Cavalcante.
Fortaleza avançou para a Fase 3 do Plano de Retomada enquanto que os demais 43 municípios da Região de Saúde de Fortaleza passaram para a Fase 2, sendo eles: Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.
Conforme o Diretor Geral do Ipece, professor João Mário de França, o Plano de Retomada prevê que cada fase dure 14 dias e se os indicadores de saúde estiverem satisfatórios os municípios podem avançar para a próxima fase. Esta foi a situação da capital cearense e dos demais municípios da Região de Saúde de Fortaleza, que avançaram para as fases 3 e 2, respectivamente.
Destaca-se, ainda, que os municípios das Regiões de Saúde do Sertão Central e Litoral Leste/Vale do Jaguaribe avançaram para a Fase 1 do Plano de retomada da economia, em um total de 40 municípios. Por sua vez, os municípios de Iguatu, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo continuam em isolamento social rígido, com restrição na liberação de atividades, visando reduzir o ritmo de contágio da Covid-19.
O Decreto recomendou que os demais municípios integrantes da Região de Saúde do Cariri adotem medidas de isolamento social mais restritivas. São ao todo 40 municípios que podem ter seus nomes consultados no mapa gerado pelo Ipece. Menciona-se, também, que os demais 53 municípios cearenses prosseguem na fase de transição do plano de retomada da economia com isolamento social.
Acesse o mapa Fases do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais Segundo Municípios Cearenses – Decreto Nº 33.671/2020: