Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho comemora PIB de 2019

14 de abril de 2020 - 18:49 # # # # # # #

O resultado positivo do PIB cearense em 2019, divulgado nesta segunda-feira (13) pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), trouxe ânimo às equipes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). “Esses números trazem estímulo às equipes que trabalham empenhadas em fortalecer a economia do nosso Estado”, afirmou o secretário Maia Junior.

De acordo com a publicação do Ipece, o PIB de 2019 cresceu 2,11, superou o nacional e teve na indústria o melhor desempenho. Dos três setores que compõem o PIB – Indústria, Serviços e Agropecuária – o primeiro apresentou  crescimento de 4,08% no Ceará, em 2019, bem acima do nacional: de 0,5%. Já o segmento de Serviços fechou o ano passado com elevação de 1,78%, também superando o índice no Brasil: de 1,3%. Já o setor agropecuário cearense evoluiu 1,33% em 2019, desempenho equivalente ao nacional, que foi de 1,3%.

Para o secretário da Sedet, os números mostram que as ações desenvolvidas pela pasta ajudaram a recuperar uma economia que vinha em queda desde 2013. Mas ele pondera sobre a continuidade dos resultados positivos,  já que o mundo foi surpreendidos pela pandemia do novo Coronavírus e que, certamente, trará reflexos para a economia. “Não sabemos o que vai acontecer no futuro próximo mas não podemos desanimar.  Fomos capazes de recuperar a economia de 7 anos em queda. Seremos mais fortes e vamos continuar trabalhando com esperança  de termos um Ceará que cresce com menos desigualdades.” finalizou o secretário da Sedet.

Clique aqui e acesse a Apresentação do 4º trimestre / 2019.

Clique aqui e acesse o Ipece Conjuntura 4º trimestre / 2019.