Projeto clusters econômicos de inovação levantará problemas prioritários e trará soluções inovadoras

21 de fevereiro de 2020 - 13:40 # # #

* Com informações da Prefeitura de Juazeiro do Norte

O secretário-executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Sedet, Júlio Cavalcante, apresentou o Projeto Clusters Econômicos de Inovação em Juazeiro do Norte. A reunião aconteceu na última quinta-feira (20) na Prefeitura da cidade e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município, Michel Araújo.

No Cariri, os clusters priorizados são: Comércio, Tecnologia da Informação e Comunicação, Infraestrutura e Logística, Turismo e Economia da Saúde. Cada cluster vai formar sub-grupos, por empresas e pesquisadores, que definirão até oito problemas a serem defendidos para uma banca especializada em formato de pitch, em um novo encontro previsto para abril. Três desses problemas poderão ser definidos como prioritários e a expectativa é de que, até o final do ano, as devidas soluções inovadoras comecem a ser implementadas.

As soluções serão desenvolvidas por dois pesquisadores e três startups da região, remunerados por bolsas da Funcap. Para cada startup, serão três bolsas, totalizando nove. São esperados pesquisadores mestres e doutores.

Saiba mais

Gerar melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo através de inovações nos setores econômicos de maior potencial por região. Esse é foco do Projeto Clusters Econômicos de Inovação, uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a vinculada Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O Projeto atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, Sistema S e outras instituições de fomento com o objetivo de gerar oportunidades nas regiões de planejamento do Estado do Ceará.  O Projeto foi iniciado no ano passado em 5 das 14 regiões de Planejamento. Além do Cariri, foram priorizados clusters na Grande Fortaleza, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e no Sertão Central.

Setor produtivo, academia e Governo trabalham juntos em prol do Desenvolvimento do Ceará