Sedet e IDT promovem a IX edição do Certificado “Empresa Completa – Empresa que Inclui”
18 de dezembro de 2019 - 17:55 #EmpresaCompleta #EmpresaqueInclui #IDT #Sine #trabalhoeempreendedorismo
Ana Clara Braga - Ascom IDT
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), entregou, na quarta-feira (18), o certificado “Empresa Completa, Empresa que Inclui” para entidades empresariais nas áreas da indústria, comércio e serviço. A certificação foi criada com o intuito de homenagear as empresas que mais incluíram pessoas com deficiência no mercado de trabalho no ano de 2018.
Na edição desse ano, pela atuação, compromisso, e papel fundamental no processo de inclusão, foram agraciadas as empresas Grendene S/A, Resibras Indústria de Castanhas LTDA, Coopershoes, Supermercado Frangolândia, Super Lagoa, Cometa Supermercados, Centro Universitário Unichristus, Beach Park Hotéis e Turismo e Instituto para Gestão em Saúde de Sobral. Na ocasião, também foram homenageados o vice-presidente do conselho municipal de políticas públicas sobre drogas de Maracanaú, Jacinto Araújo, e a analista comportamental e diretora do Instituto Entre Rodas & Batom, Ilmacir Siqueira, em reconhecimento às ações desenvolvidas em prol das pessoas com deficiência no Ceará.
“Com muito orgulho, comemoramos mais uma vez os bons resultados da inserção da pessoa com deficiência através das parcerias que firmamos com as empresas. Juntos, estamos nos esforçando continuamente para garantir o acesso desses trabalhadores a esses espaços, assegurando direitos que lhes conferem produtividade, renda e autoestima”, ressalta Gilvan Mendes, presidente do IDT.
Para o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Montenegro, as ações realizadas no sentido de promover a inclusão das pessoas com deficiência são da mais elevada importância para a Secretaria. Segundo ele, um dos objetivos das políticas de emprego da Sedet é valorizar o trabalhador cearense. “Pretendemos, no ano de 2020, fazer um trabalho ainda mais intenso em relação a esse nosso propósito”, ressalta.
Com a palavra, a empresa:
“A parceria com o Sine/IDT é de uma importância muito grande para nós da Grendene porque facilita o acesso a pessoas que têm deficiência ao processo de seleção. Esse é um trabalho que a empresa vem desenvolvendo há alguns anos e que nos proporciona grande aprendizado e oportunidade de desenvolver pessoas diferentes nesse nosso dia a dia que é tão diverso”– Robes Mataroli, supervisor de RH – Grendene.
“Há muitos anos a gente trabalha em parceria com o Sine/IDT para formar profissionais com deficiência e uma das coisas que eu sempre falo para a equipe que contrata é sobre a igualdade de tratamento com os demais. Na empresa, eles são treinados, capacitados e entram para galgar novos horizontes” – Selma Freitas, coordenadora de RH, Beach Park.
“O nosso sentimento é de gratidão. Nós sabemos que incluir pessoas com deficiência não é um trabalho muito simples, é preciso fazer adequações, é preciso investir no potencial delas e encontrar dentro da empresa locais onde essas pessoas possam desenvolver seu trabalho. A empresa só tem a aprender com esse tipo de atitude.” – Ângela Drebes, Cooperhoes.