Maia Junior apresenta Plano de Ação para o Desenvolvimento do Agronegócio Cearense
4 de dezembro de 2019 - 15:25 #Agronegócio #CearaVeloz #sedet
O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior, abriu o segundo Seminário Agrosetores, realizado nesta quarta-feira (04), na sede da Cegás. Na ocasião, ele apresentou o o Plano de Ação para o Desenvolvimento do Agronegócio Cearense, que compõe o Programa Ceará Veloz, do Governo do Estado. Segundo o gestor da Sedet, o Ceará apresenta boas oportunidades de negócios no Ceará na área de proteína animal, leite e pescados, além de setores como frutas e flores.
Para o secretário Maia Junior, as condições para alavancar o agronegócio estão em curso. “Temos uma boa infraestrutura de estradas, investimentos em água e energia, três universidades estaduais e dezenas de escolas de ensino técnico bem distribuídas no estado. Temos capital humano que pode fazer a diferença”, observou. “O desafio é fazer o melhor uso possível dessa estrutura física e do capital intelectual dos jovens cearenses. “Precisamos alocar nossos recursos de forma inteligente em setores estratégicos, com base em um planejamento consistente que está contemplado na Plataforma Ceará 2050”, completou.
Durante a abertura, Maia Júnior sugeriu aos produtores cearenses de carnes a pensar um centro de distribuição a partir do Porto do Pecém. “Por que não? Há á 20 anos, diziam que aquele terminal portuário não iria prosperar. Hoje é uma plataforma muito importante para atração de negócios internacionais”, reforçou.
Participaram também como palestrantes e mediadores no primeiro dia do evento Agrosetores Ceará os secretários executivos da Sedet, Sérgio Cavalcante (Gestão), Silvio Carlos (Agronegócio) e Kennedy Montenegro (Trabalho).