Comitiva de Macau visita Fortaleza para estreitar relações comerciais
19 de novembro de 2019 - 11:06 ##CearaeMacau ##IPIM #GovernodoEstado #sedet
Executivos do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) – foram recebidos na tarde dessa segunda-feira (18), pelo secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Maia Júnior. Também participaram do encontro os secretários executivos da Sedet, Sérgio Cavalcante (Planejamento e Gestão Interna); Roseane Medeiros (Indústria); Júlio Cavalcante (Comércio, Serviços e Inovação); Sílvio Carlos (Agronegócio); Kennedy Montenegro (Trabalho e Empreendedorismo), e ainda a coordenadora de promoção da Sedet, Marta Campêlo.
O IPIM organiza uma visita técnica ao Brasil onde participam cerca de 40 advogados e empresários chineses. O objetivo é estreitar relações com países de língua portuguesa, já que Macau esteve sob administração portuguesa até 1999, e deve assumir uma função preponderante na relação com esses países.
À noite, o IPIM promoveu o Jantar de Intercâmbio sobre Cooperação Comercial entre Profissionais da Área Jurídica e de Arbitragem e os Empresários do Interior da China. Entre os convidados, além da equipe da Sedet, estavam representantes da Fiec, do CIC, Centro Internacional de Negócios, OAB, empresários e industriais.
Na ocasião, o secretário Maia Junior afirmou que “é difícil pensar em crescimento sem se espelhar na China. Esperamos que esse encontro seja um primeiro passo para estreitarmos relações com Macau.”
Saiba mais
Em outubro de 2019 a secretária executiva da Indústria, Roseane Medeiros, e a coordenadora de promoção da Sedet, Marta Campêlo, participaram da Feira Internacional de Macau (MIF 2019) na China. O evento teve como objetivo construir uma Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. A 24ª edição da Feira Internacional de Macau (MIF) contou com a presença de 1.500 expositores e 205 empresas de países da língua portuguesa. O evento trouxe o tema “Cooperação – Chave para oportunidades de negócio”.